Acessibilidade:

Ver + Educa: Aracruz - Associação de Apoio Renovatio

Área Educação
Valor R$ 608.811,40
Instituição Associação de Apoio Renovatio
Município Aracruz, ES

Descrição do Projeto: 

Proporcionar atendimentos oftalmológicos completos, com triagem, realização de exames e consultas, encaminhamento para tratamento especializado e entrega de óculos de grau para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estudantes de escolas públicas do município de Aracruz - ES. Assim, o projeto objetiva facilitar o acesso dessa população a saúde visual e contribuir para a melhoria da qualidade do aprendizado e permanência na escola.
Indiretamente, o projeto beneficiará suas famílias e a comunidade carente do município de Aracruz, que, segundo o Censo Brasileiro de Oftalmologia, até 2014, atuavam no município apenas 3 médicos oftalmologistas para uma população de 91.562 habitantes, sendo 1 oftalmologista para cada 30.520 habitantes, distante do adequado de 1/17.000.

Metas: 

Credenciamento e triagem oftalmológica de 7.000 crianças e adolescentes;
Consultas oftalmológica de 1.750 crianças e adolescentes;
Exames oftalmológicos de 1.750 crianças e adolescentes;
Entrega de 1.313 óculos de grau, com modelo escolhido pelo paciente (para todo e qualquer grau encontrado).

Resultados Esperados: 

1. Contribuir com a melhoria do aprendizado de crianças e adolescentes do município de Aracruz;
2. Identificar dentre esse público aqueles que tenham a necessidade de passar por uma avaliação oftalmológica e melhoria de visão;
3. Apoiar a redução do número de pessoas com problemas de visão na fila de atendimento do serviço público de saúde;
4. Realizar o encaminhamento médico adequado para os casos diagnosticados que precisam de tratamento oftalmológico específico, casos que apresentam baixa acuidade visual e não apresentam patologias;
5. Prevenir diagnósticos tardios relacionados à saúde visual da população;
6. Prevenir/interromper o agravamento de doenças oculares da população;
7. Elaborar o mapeamento do perfil social do público atendido, sendo um importante instrumento para apoiar políticas públicas.

Beneficiários: 

O público-alvo do projeto é composto por 7.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino fundamental do município de Aracruz-ES.