Acessibilidade:

Tecnologia de Estimulação Sensorial 6D - Associação Pestalozzi de Jaguaré

Área Assistência Social
Valor R$ 219.929,40
Município Jaguaré, ES

Descrição do Projeto: 

O presente projeto tem o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida, autonomia, inclusão social e bem-estar à Pessoa com Deficiência e sua família, adequando um ambiente (sala) multissensorial para permitir a estimulação dos sentidos primários nem sempre recorrendo às capacidades intelectuais, mas sim às capacidades sensoriais.

Metas: 

A implantação da sala de Estimulação Multidisciplinar será de grande valia para promover a autonomia e inclusão da pessoa com deficiência, proporcionando um desenvolvimento mais rápido e melhorando a sua qualidade de vida e de toda a família.

Os usuários atendidos pela Associação Pestalozzi de Jaguaré serão encaminhados de acordo com a demanda específica após passarem pela triagem com a equipe social da instituição.

Sendo assim, o projeto intitulado “Tecnologia de Estimulação Sensorial 6D - Pestalozzi de Jaguaré.” estima oportunizar o atendimento a 92 (noventa e dois) usuários matriculados na Instituição.

Resultados Esperados: 

O presente projeto visa garantir o bem-estar dos usuários atendidos pela Associação Pestalozzi de Jaguaré, proporcionando um ambiente onde se sintam seguros e que promova capacidade linguística e sensorial, através dos estímulos proporcionados pela sala iUP 6D.

Inúmeros são os benefícios trazidos aos usuários pela estimulação Multissensorial. Podemos salientar os seguintes:
Motivar o aumento da concentração em atividades;
Motivar maior interação social e a comunicação;
Motivar o aumento da iniciativa de exploração;
Propiciar o aumento do estado geral de felicidade, alegria e relaxamento, associadas à diminuição da tristeza, medo, stress e tédio;
Promover o relaxamento, lazer e a diversão;
Estimular os sentidos primários;
Explorar as necessidades e as preferências do usuário;
Despertar a curiosidade.

Beneficiários: 

Serão beneficiados com o projeto 92 (noventa e dois) usuários com deficiência e seus familiares, residentes no município de Jaguaré-ES, tanto da zona urbana, quanto da zona rural, com limitações agravadas por violações de direitos tais como: isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família e comunidade, falta de cuidados adequado por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.