Acessibilidade:

SUSTENTABILIDADE DA ASSCAMARG - ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLAVEIS DE GUARAPARI - ASSCAMARG

Área Meio Ambiente
Valor R$ 357.223,00
Município Guarapari, ES

Descrição do projeto:

OBJETIVO GERAL: Ampliar as atividades e geração de renda dos catadores de materiais recicláveis, com maior segurança, organização e inclusão de catadores informais e desempregados que estão cadastrados no CRAS local.

1. Cumprir exigência de contrato firmado entre a prefeitura e a Associação dos catadores de materiais recicláveis de Guarapari, adquirindo um caminhão baú novo, para fazer as rotas de coleta seletiva na cidade de Guarapari.

2. Aumentar a renda dos catadores e diminuir as despesas com combustível, implantando
10 (dez) contentores (Tipo ecoposto, com capacidade de 2500 Litros, fabricado em polietileno com porta frontal pra retirada manual dos materiais recicláveis e porta na base para retirada mecânica dos resíduos em aço galvanizado, 02 bocas contrapostas, medindo 28 x 49 cm, para destinação dos resíduos recicláveis, para facilitar a coleta e aumentar os materiais recicláveis,

3. Articular com a SETAC - Secretaria Municipal de Trabalho, assistência e Cidadania para fazer cadastro de catadores de materiais recicláveis informais, para serem encaminhados para a ASSCAMARG. Com o contrato com a PMG, tem aumentado muito a quantidade de materiais.

4. Incluir 6 novos catadores informais, encaminhados pelo CRAS local, no quadro de associados da ASSCAMARG, ao longo de um período de 12 meses, para trabalharem com triagem, prensagem ou na coleta.

5. inserir moradores e turistas, nos trabalhos de conservação do meio ambiente.

 

Metas:

1. cumprir contrato com a Prefeitura Municipal de Guarapari em 100% -
Com um caminhão mais novo e sem muitos gastos com manutenção, e sem ter que parar a coleta de materiais recicláveis, para cumprir todas as metas de coleta diárias, semanais e mensais estipuladas pela mesma.

2. Melhorar a renda familiar dos catadores de materiais recicláveis em até 50%
Com a aquisição de 10 contentores colocados em: praças publicas, órgãos públicos ou empresas e o aumento da quantidade dos materiais recicláveis, vamos consequentemente aumentar a renda familiar dos catadores.

4. Aumentar a quantidade de materiais recicláveis em pelo menos 100%, - Com o novo caminhão e os 10 contentores, e o marketing que eles mesmo proporcionam com as logomarcas e informações contidas neles, a quantidade de materiais recicláveis vão ter aumento expressivo.

5. Disponibilizar 10 containers em locais de acesso para os moradores e turistas.
Muitos moradores e turistas, não tem lugar em casa para guardar materiais recicláveis e esperar o caminhão passar no dia da rota e acabam jogando os materiais recicláveis no lixo, mas se tiver um contentor de materiais recicláveis perto de sua casa, ou onde eles passam sempre, vão levar estes materiais e dispensá-los no contentor.

6. Articular com a SETAC (Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania, para cadastrar e associar pelo menos 06 (seis) catadores informais ou desempregados que estão no cadastro do CRAS local. Com o aumento dos materiais recicláveis, vai ser preciso contratar mais triadores, prensador, catador que coleta nos caminhões e até empregados. Após a assinatura do contrato com a Prefeitura já foi contratado dois motoristas, um auxiliar de escritório, um operador de galpão e um triador de materiais recicláveis.


Resultados esperados:

Aumento de 100%, na quantidade de materiais recicláveis
Melhora em 100%, na renda dos catadores, prensadores e triadores
Acréscimo em 50% de associados na ASSCAMARG
Melhor condições de trabalho e segurança
Diminuição dos resíduos sólidos descartados para o aterro sanitário e,
consequentemente menos despesa para o município de Guarapari.
 

Beneficiários:

Beneficiários diretos - 12 catadores associados da ASSCAMARG
- 50 familiares dos catadores
- 06 novos catadores informais
- 126701 moradores de Guarapari (que terão a coleta seletiva na sua
porta com o caminhão ou em contêineres disponíveis em vários
locais da cidade.
- Turistas que visitam a cidade, terão onde disponibilizar seus
materiais recicláveis.