Acessibilidade:

Ressignificando Vidas - Centro de Atenção Psicossocial Enoch Soares de Alencar

Área Saúde
Valor R$ 328.831,00
Município Colatina, ES

Descrição do Projeto:

- Garantir a presença dos usuários que não possuem condições financeiras para custear o transporte nas atividades e Oficinas Terapêuticas propostas pelo serviço;
- Trabalhar a redução de danos através do acompanhamento sistemático de usuários com perfil de atenção diária;
- Reduzir o número de internações psiquiátricas em Clínicas e Hospitais especializados;
- Promover a realização de Oficinas em outros espaços públicos;
- Possibilitar o acesso a serviços e bens públicos na busca por direitos e dignidade;
- Fortalecer vínculos familiares e comunitários;
- Promover saúde e reabilitação psicossocial.

Metas: 

De acordo com o Ministério da Saúde (2004), o atendimento intensivo trata-se de atendimento diário, oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua.
O CAPS AD possui estrutura física para atender cerca de 20 a 30 clientes na atenção diária, pois conta com espaço físico adequado, refeitório, sala para trabalhos manuais, auditório para atendimentos grupais e hortas para o desenvolvimento de Oficinas.
As metas do presente projeto são:

• Garantir o acesso de uma média de 20 pacientes na atenção diária do serviço que acontece de 07:00 às 14:00 horas de segunda a sexta-feira.

• Ampliar os tipos de oficinas ofertadas com o intuito de diversificar as atividades disponibilizadas ao público-alvo.

Resultados Esperados: 

Espera-se que com a garantia de transporte e reestruturação das Oficinas, os atendimentos ofertados pelo serviço tenham um aumento de cerca de 300 a 400 atendimentos mensais para o público de atenção diária. Com o aumento de atendimentos diários e do acompanhamento sistemático, consiga-se também reduzir o número de internações psiquiátricas devido recaídas e/ou risco de suicídio. Além disso, pode-se pensar nos resultados relacionados indiretamente à comunidade como, por exemplo, a diminuição da violência intra e extra familiar; diminuição de atendimentos na rede de saúde devido adoecimento causado pelo uso abusivo de álcool e outras drogas; diminuição de ações judiciais em relação a atividades ilícitas relacionadas ao álcool e às drogas; entre outros.

Beneficiários:

O público-alvo do CAPS AD são pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com comprometimentos moderados a graves relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e seus familiares.
O CAPS AD de Colatina possui cerca de 1600 pacientes cadastrados, sendo que destes, 940 estão ativos e são acompanhados sistematicamente pela equipe multidisciplinar do serviço.