Acessibilidade:

Renovação de Implementos Agrícolas para Inovação e Fomento da Agricultura Familiar - Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Área Agricultura
Valor R$ 229.263,33
Município Venda Nova do Imigrante, ES

Descrição do Projeto: 

Esse projeto objetiva incentivar ao crescimento da produção agrícola do município de Venda Nova do Imigrante, ES, por meio da renovação e ampliação dos implementos agrícolas da Secretaria de Agricultura. Por meio deste, será possível diversificar os equipamentos que a Secretaria de Agricultura oferecerá aos produtores rurais do município, melhorando a qualidade de atendimento e ampliando o número de produtores atendidos pela prestação de serviço.

Metas: 

Com o programa já desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, são atendidos cerca de 80 produtores por ano, sendo este atendimento por ordem de solicitação e respeitando o princípio da economicidade. Vale ressaltar, que muitas das vezes o público mais vulnerável não é atendido, pelo tempo de espera, devido a falta de equipamento para agilidade da prestação de serviço.
Se contemplados por meio deste edital, estima-se que poderíamos quase que dobrar os atendimentos de prestação de serviço a população, tendo em vista que já foi adquirido, com recurso próprio da gestão municipal mais um trator agrícola no ano de 2021, e já está sendo licitado outro trator com recursos federais. Vale ressaltar que a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, realizou processo seletivo no início do ano de 2022, que ainda está em vigente, possibilitando a contratação de novos operadores para execução dos serviços com os equipamentos a serem adquiridos com o recurso deste projeto.
Outro item importante será a qualidade e agilidade na prestação de serviços, visto que hoje, com o número limitado de implementos, há uma dificuldade de conciliar o uso de diferentes implementos na mesma propriedade, o que acaba atrasando o período de plantio e prejudicando o produtor.
Sendo contemplados, além do aumento da agilidade no atendimento, poderemos oferecer também o serviço de beneficiamento de milho e feijão e preparo de canteiros, que dependem de equipamentos que hoje não possuímos. Além disso, será possível economizar com combustível pelo menor deslocamento até a sede do município para se fazer a troca do equipamento necessário para a prestação de Serviço.

Resultados Esperados: 

Espera-se com o projeto aumento significativo no atendimento de prestação de Serviço pela Secretaria de Agricultura do município, devido a preparação do solo com mais facilidade e agilidade, para o produtor rural. Vale lembrar que será levado em conta todo o cuidado e respeito às leis ambientais para execução das tarefas.
A execução destes serviços proporcionará aumento da produção e geração de uma economia mais sólida a longo prazo, elevando a renda dos agricultores e proporcionando melhores condições de vida as famílias, principalmente pela diversidade de implementos ofertados e menor tempo de espera para a prestação de serviço.
Além de tudo isso, com a maior oferta de serviços, facilitaremos o dia a dia do produtor, reduzindo a necessidade de trabalho braçal, o que pode influenciar, inclusive, na redução do êxodo rural, visto que há um histórico expressivo de pessoas, principalmente os mais jovens, deixando o trabalho pesado no campo em busca de oportunidades mais fáceis nas cidades. Com o aumento da permanência de trabalhadores no campo, estaremos também ajudando na garantia de fornecimento alimentar de forma regular e de qualidade para população da região.

Beneficiários: 

Esse projeto atenderá em torno de 300 produtores por ano, sendo que no momento já são atendidos pela secretaria em torno de 140 produtores.
O público-alvo a ser atendido são produtores do município, principalmente da agricultura familiar, cuja a renda não é suficiente para arcar com custos de preparação da terra para plantio, sendo que muitos acabam utilizando da mão de obra própria através de enxada ou foices na preparação do solo.