Acessibilidade:

Reforma da Pista Oficial de Atletismo da EAMES - Escola de aprendizes Marinheiros do Espírito Santo

Área Esporte
Valor R$ 866.800,00
Município Vila Velha, ES

Descrição do Projeto: 

A presente proposta de Emenda Parlamentar tem por objetivo principal revitalizar totalmente a Pista de Atletismo de dimensões oficiais da EAMES, através da realização de obras de reforma e modernização. Dessa forma, passaríamos a contar com um local adequado. O objetivo é manter os atletas atuais que utilizam e precisam do espaço, trazer novos atletas e ampliar perspectivas para modalidade, assim como novos campeonatos. Uma das premissas é aumentar a realização de projetos de cunho social na região, promovendo atividades que desenvolvem saúde, bem-estar e qualidade de vida às crianças e adolescentes. Se possível, espera-se ainda atender pessoas com deficiência, além das atendidas pelo Projeto João do Pulo, proporcionando a prática de atividades físicas e revelação de novos talentos através do estímulo à prática de esportes adaptados.

Metas:

Principais – Incluir o Atletismo como modalidade fixa do PROFESP; atender 100% das crianças/adolescentes beneficiárias do Programa; Possibilitar a prática do atletismo para as Pessoas Com Deficiência do Projeto João do Pulo e treinar perenemente uma equipe fixa de Atletismo formada por AM/GR da EAMES.
Secundárias – a) Sediar ao menos um evento de relevância nacional, estadual ou regional nesta modalidade (p.ex., jogos estudantis, jogos militares, seletivas estaduais etc.), por ano; b) Ser a base de treinamento de pelo menos um(a) atleta local de alto desempenho na modalidade atletismo.

Resultados Esperados:

O PROFESP e o Projeto João do Pulo são uma iniciativa que tem um histórico de ganhos positivos aos beneficiários que dele participam. Além disso, a EAMES possui tradição em competições internas desta modalidade. Sendo assim, a partir desta revitalização (reforma + modernização), espera-se ampliar as atividades oferecidas, oportunizando novas experiências a todas as crianças, adolescentes e PCD envolvidos nos Programas. Em adição, uma maior e melhor estrutura proporcionaria a todos os AM/GR uma formação mais eficiente no que se refere ao preparo físico e higidez necessários durante toda a carreira militar.
Almeja-se, ainda, que a nova Pista seja utilizada para a realização de competições e sede de treinamentos de atletas e paratletas de várias instituições de Vila Velha e até mesmo do Espírito Santo.

Beneficiários:

Diretos: 625 (400 crianças/adolescentes do PROFESP, 25 Pessoas com Deficiência do Projeto João do Pulo e 200 AM/GR). Indiretos 1.000 (demais membros da Força de Trabalho da EAMES, militares e servidores de outras forças auxiliares e de segurança, além de diversos atletas civis capixabas).