Acessibilidade:

Reestruturação Tecnológica das Unidades de Ensino do Município de Nova Venécia - Prefeitura Municipal de Nova venécia

Área Educação
Valor R$ 1.256.382,00
Município Nova Venécia, ES

Descrição do Projeto: 

O trabalho em laboratório de informática escolar possibilita o desenvolvimento de habilidades como cooperação, respeito e solidariedade, de forma a compartilhar curiosidades e conhecimentos.
O uso da informática deve ser considerado como um recurso pedagógico para agregar e enriquecer o planejamento pedagógico, embora não venha a ser o substituto das aulas regulares, nem do professor, tendo este que participar ativamente do seu envolvimento.
Assim, a base das atividades deve partir de planejamento e ou projetos elaborados pelos professores, conforme os componentes curriculares e específicos para a faixa etária das turmas participantes, em sintonia com o instrutor de informática.
Para o ensino das diferentes áreas de conhecimento, em todas as turmas atendidas, deve ser incentivada a experimentação, pretendendo-se que a aprendizagem se concretize com maior facilidade.
Com a aquisição de computadores, projetores de imagem, impressoras e notebooks para as escolas e uso dos professores e alunos vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, espera-se alcançar os seguintes objetivos: 
 – melhorar o processo da aprendizagem por meio do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem e suas ferramentas digitais;
– contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública de Nova Venécia, minimizando fatores que possam dificultar o uso da tecnologia como meio de apoio ao processo de ensino e aprendizagem;
– oferecer às escolas condições para o atendimento a todos os alunos, matriculados na rede municipal de ensino;
– utilizar a tecnologia como meio de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, bem como na apresentação de soluções aos problemas relacionados à implementação dos programas e projetos educacionais;
– desenvolver interação entre aluno e professor no uso de tecnologias voltadas ao processo de ensino e aprendizagem; 
– apoiar a escola quanto ao aproveitamento do tempo destinado ao processo de ensino e aprendizagem e à formação continuada dos profissionais da educação.
 – promover a integração do trabalho realizado em sala de aula com o realizado no Laboratório de Informática.
– qualificação dos professores para a inclusão das novas tecnologias digitais virtuais.

Metas: 

Temos como principais metas:
 – alcançar 100% dos professores que atuam no Ensino Fundamental;
– melhorar o processo ensino aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos;
– aumentar o uso de tecnologia educacional conforme a evolução mundial;
– desenvolver o processo educacional em relação ao uso de tecnologias;
– elaborar e aplicar planos de aulas para interação, protagonismo e engajamento dos alunos;
 – atingir todos os 4.766 alunos matriculados no ensino fundamental na rede com atendimentos nos laboratórios de informática agendados por escola tanto no campo como na cidade;
– atingir os 368 alunos matriculados nas escolas multisseriadas do campo;
– atender o maior número possível de famílias dos alunos que fazem uso dos laboratórios;
– reestruturar todas as 46 unidades de ensino do ensino fundamental anos iniciais e finais do município entre cidade e campo  com equipamentos de tecnologia;
– promover para todos os 349 professores formações, capacitações e assessoramento pedagógico.

Resultados Esperados: 

Os resultados esperados estão ligados diretamente a aprendizagem dos 5.134 alunos e no efetivo trabalho dos 349 profissionais da educação que atuam no ensino fundamental anos iniciais e finais respectivamente, possibilitando a este profissional maior utilização dos laboratórios de informática, projetores, impressoras e computador/notebook, como recurso didático, no trabalho pedagógico, tornando assim, a aula mais prazerosa e atrativa. Neste contexto, avançar na implantação da tecnologia educacional marca uma sociedade que passa por profunda valorização da informação e, deste modo, a introdução tecnológica apresenta múltiplas possibilidades de mudanças com efeitos determinantes na atual metodologia docente. Espera-se alcançar, de forma efetiva e assertiva, toda a comunidade escolar no atendimento educacional das famílias e alunos, que totalizam uma porcentagem aproximada de 40% da população total do município, com o uso desse equipamento. Busca-se assim, o atendimento com mais qualidade para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Beneficiários

Os principais beneficiários deste projeto são os alunos e professores. As escolas terão um maior apoio e auxílio quanto aos equipamentos para serem utilizados no dia a dia da unidade de ensino. Temos 5.134 alunos matriculados no ensino fundamental anos iniciais e finais, distribuídos entre as EMEFs e as Multisseriadas na rede de ensino municipal e estes são atendidos por 349 professores do ensino fundamental anos iniciais e finais. Este atendimento se divide entre campo e cidade, assim distribuídos: 4766 alunos da cidade e campo e 368 das multisseriadas. Hoje o município de Nova Venécia tem aproximadamente 50 mil habitantes. Além das unidades de ensino, a Secretária Municipal de Educação também fará uso destes equipamentos sempre que for necessário.