Acessibilidade:

Protagonistas da Esperança - MONTANHA DA ESPERANÇA

Área Assistência Social
Valor R$ 126.870,21
Município Cariacica, ES

Descrição do Projeto:

O Projeto tem como objeto geral oportunizar os jovens de Cariacica a participarem dos cursos profissionalizantes da Montanha da Esperança, buscando maior integração entre os jovens da comunidade local e os adolescentes do Serviço de Acolhimento Institucional, a fim de garantir igualdade de tratamento e oportunidades de encaminhamento ao mercado de trabalho, tendo em vista o nicho de empresários que tem a Instituição como referência na captação de jovens para o primeiro emprego.

Objetivos Específicos:
 Possibilitar a convivência comunitária aos adolescentes do acolhimento institucional;
 Fomentar a Cultura Positiva dos Pares a fim de desenvolver uma postura adequada;
 Oferecer cursos profissionalizantes de acordo com as demandas do mercado de trabalho;
 Disponibilizar transporte (Rodovia – Montanha da Esperança), alimentação (lanche e suco), Equipamentos de Proteção Individual (EPI), apostilas e outros materiais necessários ao desenvolvimento dos cursos profissionalizantes;
 Providenciar aulas especiais e palestras relacionadas ao mercado de trabalho;
 Providenciar visitas técnicas em empresas parceiras, aproximando o aluno da realidade dos locais de trabalho atualmente existentes;
 Promover a avaliação constante para possível encaminhamento do aluno às empresas parceiras;
 Proporcionar momentos de lazer e espiritualidade aos alunos a partir de atividades extras ou em momento diverso do curso.

Metas: 

 Garantir o atendimento a 1.500 jovens ao ano em cursos de formação profissional e orientações para cidadania;

 Oferecer Certificados de Conclusão de Curso aos alunos com participação superior a 75% das aulas, menos de 3 faltas injustificadas e que alcançarem o desempenho esperado;

 Possibilitar o acesso de 1500 jovens em vulnerabilidade e risco social num espaço de referência positiva e de formação profissional.

Resultados Esperados: 

Possibilitar a 1.500 jovens em situação de vulnerabilidade e risco social a vivência de valores necessários para o convívio em sociedade, entendendo os seus direitos e deveres como cidadãos, por meio de conteúdos teóricos e práticos que contribuem para a formação pessoal, fomentando o protagonismo juvenil e contribuindo para ampliação de oportunidades para acesso ao mercado de trabalho e/ou empreendedorismo contribuindo com a geração de renda e com a autoestima dos jovens atendidos.

Beneficiários:

Adolescentes e jovens de ambos os sexos, com idade entre 12 a 29 anos, residentes na região adjacente a Cariacica Sede, como Morro Novo, Porto de Cariacica, Campo Verde, Nova Esperança, Nova Rosa da Penha, Prolar, Flexal, Bubu e Tabajara. Com escolaridade no nível fundamental I e II em sua maioria. E renda média familiar de até 02 salários mínimos. Como também, adolescentes em acolhimento institucional, do sexo masculino, que em sua maioria estão em defasagem escolar e apresentam laços rompidos com a família por questões de negligencia, violência doméstica e situações de alto risco social.