Acessibilidade:

Projeto Mobiliando: Ambiente Acolhedor e Confortável - Lar Batista Albertine Meador

Área Assistência Social
Valor R$ 280.617,11
Município Serra, ES

Descrição do Projeto: 

O Lar Batista Albertine Meador foi fundado em 23 de setembro de 1949, começou inicialmente na praia da Costa/Vila Velha e em 1987 a sede foi transferida para o município de Serra/ES, onde deste então desenvolve suas atividades. Com a estruturação da Política Nacional de Assistência Social, a instituição passou pelo processo de reordenamento institucional para adequação à Política tendo como base o manual “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, a Tipificação Nacional de serviços Socioassistenciais (resolução CNAS nº109 de 11/1109, NOB RH/SUAS, Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde então o Lar Batista passou a compor a rede de serviços socioassistenciais do município, dentro da Proteção Social Especial de Alta Complexidade com o serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na modalidade de casa lar e em 2014 passou a atuar também com a modalidade de República Pública de Jovens. O público da casa lar é de crianças e adolescentes do sexo feminino de 0 a 17 anos e 11 meses, residentes no município de Serra, sob medida protetiva de acolhimento institucional, conforme art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, encaminhadas com a Guia de Acolhimento Institucional.

A abrangência do projeto compreende todo o território do município de Serra/ES. Na República de jovens, a capacidade de atendimento é para até 06 jovens oriundas das casas lares, após completarem a maioridade civil e nas casas lares a capacidade é para até 20 crianças e adolescentes.

O projeto Mobiliando: ambiente acolhedor e confortável irá viabilizar a humanização dos espaços físicos dos serviços executados pelo Lar Batista Albertine Meador, utilizados pelas crianças, adolescentes e jovens. Através do repasse de recursos de investimentos para aquisição dos equipamentos e mobiliário nos quartos das residentes e demais ambientes da República e das casas lares, buscando proporcionar mais qualidade de vida das residentes. Além de atender uma estrutura adequada para administração, gestão e operação das atividades tanto dentro da instituição para melhor atender as residentes, bem como para melhor realização dos processos administrativos, financeira equipe técnica.

A aquisição dos equipamentos atenderá às necessidades de proporcionar um ambiente mais humanizado e organizado para as residentes, ofertando condições e espaço individualizado para guarda de seus pertences, da responsabilidade e cuidado de seu espaço físico, possibilitando assim melhoria na qualidade de vida das residentes da república de jovens e das duas casas lares do Lar Batista Albertine Meador. O público alvo do projeto será de 20 crianças e adolescentes para as casas lares e 06 jovens da República de Jovens.

Metas: 

A) Melhora o espaço onde crianças e adolescentes são atendidos, com uma estrutura mais adequada e confortável, com aparelhos novos e ambientes mais climatizados, buscando melhoria dos estudos, concentração nos cursos, palestras, assembleias e oficinas oferecidos.

B) Qualidade e rapidez na área administrativa da instituição, com equipamentos de trabalho melhore se mais avançados, a fim de otimizar o tempo usado e quantificar os atendimentos, bem como qualificar o resultado

Resultados Esperados: 

A) Evolução das residentes, concentração nos estudos, relacionamento mais amigável umas com as outras, vivencia em equipe e participação continuada nos processos de desenvolvimento pessoal e do grupo. Melhoria nas notas escolas e no desenvolvimento pessoal e estudantil de cada adolescentes e jovens. Ter mais opções de recreação.

B) Manter dados históricos e pessoas das crianças e adolescentes atendidas, bem como toda documentação financeira, contábil, atividades e histórico ativo e protegido. Facilidade de encontra arquivos e documentação destas atividades

Beneficiários: 

Crianças, adolescentes e jovens de 0 a 21 anos, e funcionários administrativos, uma vez que funcionamos 24 horas todos os dias do ano.
Em torno de 35 pessoas fixas e uma variação de 135 pessoas ano.