Acessibilidade:

Projeto executivo de construção do Centro Comunitário do Camargo - Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante-ES

Área Assistência Social
Valor R$ 600.000,00
Instituição Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante
Município Venda Nova do Imigrante, ES

Descrição do Projeto: 

Esse projeto objetiva desempenhar um papel fundamental para a consolidação e criação de laços a nível local, do bairro, do grupo, e assim reforçar o “laço social” onde são vividas as relações e descobertas as soluções. O centro comunitário poderá assim, contribuir decisivamente para a consciência pessoal e coletiva dos problemas e das potencialidades da comunidade do Camargo, para a cativação dos meios de resposta mais eficazes para a resolução de problemas, constituindo um espaço privilegiado de inovação.

Metas: 

Oferecer diariamente atividades gratuitas para pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A comunidade pode participar de cursos de culinária, artesanato, ginástica localizada, corte e costura, e frequentar aulas de futebol, futsal, dança de rua, xadrez, capoeira e alongamento. Participar ativamente na promoção da cidadania da população do Camargo. Para isso, oferecemos cursos, atividades culturais, esportivas e de geração de renda, e também atendimento social com base na Política Nacional de Assistência Social. Promover ações que melhorem a qualidade de vida da população pois frequentando os centros comunitários, a comunidade tem acesso gratuito a cursos profissionalizantes, para a conquista de novos mercados; a atividades esportivas e de lazer, que melhoram a saúde física e psicológica de seus participantes; além de outras relacionadas à cultura e entretenimento, que muitas vezes não são de fácil acesso para todos.

Resultados Esperados: 

Esperamos oferecer opção de lazer, informação e cursos profissionalizantes para a comunidade, diminuindo assim a quantidade de crianças e adolescentes ociosos e propícios a criminalidade. Ainda, acolher as famílias carentes que necessitarem de apoio a fim de que minimize as dificuldades por elas enfrentadas.

Beneficiários: 

Atualmente, não existe um Centro Comunitário nessa região, por isso não conseguimos quantificar os beneficiários. Porém, o município atende diversas famílias diariamente e, toda população concentrada na comunidade poderá usufruir dos projetos realizados pelo Centro.
O município conta com uma estrutura similar na comunidade da bicuíba, e atualmente cerca de 100 pessoas participam das ações.