Acessibilidade:

Projeto de Robótica Educacional nas Escolas Municipais de Vila Velha/ES - Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha

Área Educação
Valor R$ 1.784.000,00
Instituição Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha
Município Vila Velha, ES

Descrição do Projeto: O projeto de robótica nas escolas do município de Vila Velha busca oferecer subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, com o uso da robótica, integradas à escola e ao currículo, estimulando o desenvolvimento de projetos que fundamentam uma práxis voltada para o humano, o ético e o social, com conceitos tecnológicos de robótica. O objetivo deste é desenvolver, na rede municipal de ensino de Vila Velha, uma cultura de uso da robótica, no processo de ensino e aprendizagem, numa proposta de inclusão que garanta novas oportunidades ao desenvolvimento intelectual e social dos estudantes.

Os objetivos específicos deste projeto são:
Garantir, em conjunto com a escola, infraestrutura necessária para o trabalho com a robótica no processo de aprendizagem;
Oferecer acesso a novas tecnologias;
Promover formação continuada sobre robótica para professores e estudantes;
Construir, junto com os professores, planos de trabalho e processos avaliativos sobre a integração da robótica ao currículo escolar;
Estabelecer momentos e recursos para estudo, pesquisa e produção científica sobre o uso da robótica na educação;
Estimular o trabalho com a robótica na escola;
Implantar a disciplina eletiva de robótica nas escolas de tempo integral;
Viabilizar oportunidades a criatividade de estudantes e professores;
Permear possibilidades ao desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe;
Identificar e potencializar ideias empreendedoras;

Metas: 

Garantir a expansão para 5 cinco unidades municipais de ensino fundamental II, atendendo as cinco regiões de Vila Velha;
Ampliar o acesso a novas tecnologias para 200 novos alunos através do projeto;
Formar 30 (trinta) professores para o ensino de robótica;
Construir uma proposta curricular integrando robótica ao currículo escolar;
Realizar uma mostra a nível municipal em um espaço público, com o propósito de apresentar à sociedade os projetos desenvolvidos pelos estudantes da rede, incentivando a cultura Maker.
Com essas metas pretende-se alcançar uma educação de qualidade tendo a robótica como ferramenta pedagógica facilitadora do processo ensino aprendizagem.

Resultados Esperados: 

Espera-se como resultado final, que seja alcançado, com o ensino de Robótica como recurso metodológico e inovador que incentiva o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, auxiliando diretamente na formação integral dos sujeitos, alcançando um modelo de educação tecnológica, com uma proposta de ensino multidisciplinar e lúdico, promovendo o desenvolvimento de competências, interferindo diretamente no processo de aprendizagem, podendo transformar o ambiente educacional, reduzindo o desinteresse e a evasão escolar.
Tornando assim o estudante protagonista de sua formação educacional, inserido na realidade da sociedade em que vive, exercendo sua cidadania, o pensamento crítico e ético, participando de iniciação científica para desenvolvimento de projetos que possam oferecer solução a problemas reais enfrentados no dia a dia.
Pretende-se ainda estimular ações pedagógicas com o uso das tecnologias digitais para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Com professores capacitados para exercerem suas funções de forma consolidada no uso das tecnologias, atendendo assim às demandas da educação necessária ao século XXI, e ressaltada na BNCC.

Beneficiários: 

O projeto de robótica surge da necessidade e os diversos relatos de professores que evidenciam a desmotivação por estes e por toda a comunidade escolar. Estes relatos evidenciam: evasão escolar, o desinteresse por parte dos alunos e o anseio de professores por didáticas que permitissem a visualização e a execução de temas abordados em sala de aula em disciplinas como: ciências, matemática, geografia e outras.
Os grandes beneficiários deste projeto são os alunos e os professores da rede municipal de Vila Velha. Considerando que os nossos alunos participam do projeto de forma intensa, eles pesquisam, trazem novas ideias para alavancar os protótipos de sua escola e participam de eventos de robótica.
Outro grupo de beneficiários são os professores que estão nas escolas, e foram desafiados a aprender eletrônica, programação, tecnologias digitais. O grupo de professores participa de formações para facilitar esse processo de aquisição de novos conhecimentos.
Outros beneficiários são as famílias desses estudantes que veem novas possibilidades para o desenvolvimento de seus filhos, com uso de novas tecnologias. E a própria comunidade local com os projetos (protótipos) que serão desenvolvidos para solucionar ou minimizar impactos que afetam a região.
Nesse sentido, a parceria com Instituto Federal, Universidades, Organizações Públicas, Privadas (Parceira Público-Privado) ou do Terceiro Setor podem colaborar para beneficiar o projeto, a comunidade e a sua relação com a sociedade.
Detalhamento:
1. Atingir pelo menos 200 alunos do ensino fundamental II, que estão matriculados nas escolas contemplados com o projeto, no município de Vila Velha;
2. Formar 30 professores da rede municipal de Vila Velha que estarão atuando no projeto nas unidades municipais contempladas;
3. Envolver a participação dos pais dos alunos;
4. Criar um vínculo de parceria com a comunidade no entorno da unidade municipal onde o projeto está ofertado;
5. Criar parceria com instituto federal e universidade;
6. Parceria com empresas privadas;