Acessibilidade:

No mundo encantado da leitura - Centro de Educação Infantil Ciarte UFES

Área Educação
Valor R$ 100.000,00
Município Vitória, ES

Descrição do Projeto: 

O projeto tem como principal objetivo geral motivar a formação de leitores infantis, trabalhando a leitura de forma lúdica, inclusiva e significativa para as crianças, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
Como objetivos específicos podemos apontar entre outros:
1. Contribuir para a ampliação e formação do repertório vocabular e de leitura das crianças
2. Desenvolver o interesse das crianças pela leitura
3. Familiarizar a criança com os diferentes gêneros literários
4. Propiciar a vivência com literaturas que abordem temas diversos que garantam uma educação pautada no respeito às diferenças
5. Estimular a capacidade das crianças de ouvir e compreender
6. Enriquecer o imaginário infantil
7. Favorecer o contato com textos de qualidade literária
8. Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento
9. Motivar o a leitura da criança e sua família por meio do empréstimo de livros;
10. Organizar e conservar o acervo da biblioteca do Cei Criate-CE/Ufes.

Metas: 

Esperamos propriciar o contato com os livros às crianças matriculados no CEI e de suas famílias, atingindo ao menos 350 pessoas. As crinaças, além de usar o espaço da biblioteca duas vezes por semana, levarão livros para casa semanalmente, para serem lidos para eles por suas famílias.

Resultados Esperados: 

As ações a serem desenvolvidas pelo presente projeto possibilitarão às crianças a exposição a “experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e diversidades de gêneros textuais orais e escritos”, priorizando a leitura como produção de sentidos e não como atividades mecanizada e entediante. Por entendermos que ler é desvendar os mistérios do mundo, interagindo com o ambiente no qual estamos inseridos, através da curiosidade, da exploração, do encantamento, dos questionamentos, das indagações, entre outros, os resultados do projeto propiciarão às crianças o desenvolvimento do sentido ético, estético e de formação, construindo formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, igualdade de oportunidades educacionais no que se refere ao acesso a bens culturais e às inúmeras possibilidades de vivências da infância.

Beneficiários: 

Atualmente temos 125 crianças que estão matriculadas no CEI. Nosso projeto alcançará não apenas nossas crianças, nas ações que serão realizadas dentro e fora da escola, pois faremos rodas de leitura que envolvam os responsáveis pelos alunos, com envio de livros semanais para serem trabalhados com seus filhos ( empréstimo semanal). Além disso, atingiremos também os estudantes das diversas licenciaturas e de cursos de bacharelado; estudantes de Programas de Pós-Graduação; docentes, técnicos administrativos e demais servidores que atuam no CEI Criarte.