Acessibilidade:

Modernização do Laboratório de Beneficiamento de Rochas Ornamentais Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim, utilizando-se de tecnologias da indústria 4.0 - IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Área Educação
Valor R$ 618.282,35
Município Cachoeiro de Itapemirim, ES

Descrição do Projeto: 

Gerais:
Modernizar os currículos e as práticas pedagógico-profissionais dos cursos técnicos e superiores do Campus, com a finalidade de promover uma aprendizagem mais prática e ativa, integrando ensino, pesquisa e extensão, por meio da implementação do laboratório de beneficiamento de rochas ornamentais com tecnologias de I – 4.0.
Específicos
1. Automatizar a politriz do laboratório para que seja referência das tecnologias da indústria 4.0 para o setor de beneficiamento de rochas ornamentais da região sul/serrana do Estado do Espírito Santo.
2. Desenvolver habilidades e conhecimentos técnico-científicos aos usuários do laboratório de beneficiamento de rochas ornamentais com tecnologias de I – 4.0, proporcionando a estrutura e os meios necessários para o seu desenvolvimento;
3. Elevar o grau de motivação de alunos e servidores, criando um clima favorável ao ensino nas diversas áreas dos currículos de forma integrada, sendo o laboratório de beneficiamento de rochas ornamentais com tecnologias de I – 4.0 seja peça fundamental para despertar a curiosidade científica dos alunos e servidores, atuando também na divulgação dos resultados para a sociedade.
4. Estimular a aprendizagem e a investigação interdisciplinar e transdisciplinar no âmbito computacional, matemático, mecânico, eletroeletrônico e de recursos minerais, de forma integrada às ciências naturais;
5. Fomentar a cultura de inovação e excelência de desenvolvimento tecnológico, com a finalidade de contribuir ativamente com o desenvolvimento tecnológico e econômico da região sul do ES, estimulando jovens na prática de atividades ligados ao STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática);

Metas:

Busca-se com a implantação do laboratório de beneficiamento de rochas ornamentais com tecnologias de I – 4.0 integrar de forma mais profunda os diferentes cursos oferecidos no campus em suas diferentes modalidades, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão com metodologias tecnológicas, de inovação e meio ambiente.
1. Ações relacionadas ao objetivo específico 1:
1.1. Elaborar um conjunto de dados (banco de dados) de pelo menos 200 imagens de rochas distribuídas em 3 classes para treinar o algoritmo de classificação de imagens das chapas de rochas ornamentais;
1.2. Implementar um modelo de classificação das chapas das 3 classes rochas ornamentais por meio da análise e classificação de imagens, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
1.3. Analisar, ajustar e controlar pelo menos 3 parâmetros operacionais das máquinas politrizes de acordo com os dados de entrada (classificação das chapas de rochas ornamentais);
1.4. Mensurar os mecanismos de desgaste atuantes nas interfaces de desgaste (abrasivo – rocha);
2. Ações relacionadas ao objetivo específico 2:
1.1. Implementação de um equipamento (scanner, por exemplo) que reconhecerá o tipo e as características da chapa de rocha ornamental usando a inteligência artificial treinada pelo banco de dados para dar o input no sistema e calibrar os parâmetros operacionais das máquinas politrizes.
3. Ações relacionadas aos objetivos específicos 3 e 4.
3.1. Implementação de, pelo menos, 4 sistemas utilizando sensores e/ou arduínos para ajustar e controlar os parâmetros operacionais das máquinas politrizes e dos abrasivos para total controle operacional.
4. Ações relacionadas aos objetivos específicos 5.
4.1. Proporcionar com esse projeto o desenvolvimento de, pelo menos, 10 atividades tanto de ensino, quanto de pesquisa, extensão e projetos de TCF (Trabalho de Conclusão Final), num ambiente tecnológico e de multidisciplinaridade.

Resultados Esperados:

Maior envolvimento dos alunos em atividades escolares através da introdução de práticas mais modernas de ensino/aprendizado, construindo desde materiais didáticos para uso interno, a soluções de casos reais em parceria com empresas locais.
Captação de sinergias entre os diversos cursos e diversas modalidades no Instituto, com o laboratório de beneficiamento de rochas ornamentais com tecnologias de I – 4.0 sendo utilizado como ponto de integração entre professores, alunos e servidores.
Divulgação do Instituto como polo de inovação tecnológica e indústria 4.0 no setor de rochas ornamentais, sendo referência no Estado do Espírito Santo.
Integração com a rede pública estadual e municipal, propiciando acesso ao laboratório de beneficiamento de rochas ornamentais com tecnologias de I – 4.0 para visitas técnicas de estudantes e professores que não dispõem de espaço desta natureza em suas instituições.
Efetuar ações com empresas e empreendedores da região, oferecendo essas soluções como modelo produtivo a ser adotado, por usar tecnologia avançada e ser ambientalmente sustentável, poupando recursos naturais.

Beneficiários:

Com esse projeto pretendemos beneficiar diretamente toda a comunidade acadêmica do Campus Cachoeiro de Itapemirim, isto é, pelo menos 2500 pessoas entre alunos e servidores além da comunidade externa, rede pública estadual e municipal de ensino, instituições privadas de ensino. Com ações que poderão beneficiar ainda outros agentes da comunidade externa como a indústria, serviços, e empreendedores locais.