Acessibilidade:

Meninas na Robótica IFES Guarapari - Instituto Federal do Espírito Santo campus Guarapari

Área Educação
Valor R$ 356.250,00
Município Guarapari, ES

Descrição do Projeto: 

O objetivo do projeto équalificar alunas e professoras de 10 escolas da rede pública de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta, para o ensino de robótica e suas aplicações no cotidiano, contribuindo assim para aumentar o número de mulheres na área de ciências exatas e tecnologias. Em cada escola serão formados grupos que participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica e também da competição que será realizada no Ifes campus Guarapari ao final do projeto. Cada grupo de cada escola é formado por uma professora e 5 alunas. Além disso, a proposta visa criar núcelos de estudos de robótica em cada escola. As alunas e professoras participantes dessa edição do projeto serão capacitadas a treinar e capacitar outros grupos na própria escola, ampliando assim, a difusão do conhecimento e incentivando cada vez mais alunos ao estudo de ciência e tecnologia. A metodologia é a seguinte: As professores do Ifes fornecem mentoria e capacitação às professoras da rede municipal de ensino e estas orientam suas alunas , contando com monitoria das alunas do curso de engenharia elétrica do Ifes campus Guarapari. A intenção do projeto é que todos os participantes desde a coordenação, grupo de apoio, mentoria, e público-alvo sejam formados por mulheres, a fim de criar uma referência para as alunas de mulheres que fazem ciência e trabalham com tecnologia. Um projeto "delas" para "elas".

Metas: 

I) Iniciar 10 professores e professoras das escolas públicas de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta no uso da robótica como agente educacional.
II) Despertar em 50 alunas da educação básica, diretamente envolvidas no projeto, o interesse em estudar robótica/tecnologia.
III) Influenciar cerca de 10 mil alunos matriculados nos municípios envolvidos, de maneira indireta, por meio de eventos de exposição do projeto, apresentando o uso da tecnologia como forma de transformação social.
IV) Capacitar e promover protagonismo estudantil a 20 alunas do ensino superior do Ifes campus Guarapari.
V) Organizar uma competição de robótica na cidade de Guarapari, envolvendo 50 equipes (250 alunos) entre as escolas participantes do projeto em Linhares, Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves e demais escolas do estado que já atuam com robótica em educação, ampliando a visibilidade das ações e da proposta.

Resultados Esperados: 

A curto prazo:
I) Formação e capacitação de professoras das cidades envolvidas para uso da robótica na educação;
II) Capacitação das alunas das escolas envolvidas para promover a participação de 10 escolas da rede pública de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta na Olimpíada Brasileira de Robótica;
III) Ampliação da participação e envolvimento da comunidade e das escolas públicas e particulares da região em eventos científicos organizados pelos Ifes Campus Guarapari.
IV) Atuação das alunas de Engenharia Elétrica do Ifes Guarapari na comunidade, com o desenvolvimento de suas habilidades e promoção do protagonismo estudantil.

A médio e longo prazo:
I) Despertar nas alunas do ensino básico e médio o interesse por estudar robótica e tecnologias;
II) Formação de grupos de estudo de robótica para educação nas cidades envolvidas;
III) Ampliação o centro de apoio de robótica educacional do Ifes no Espírito Santo, atendendo cada vez mais cidades;
IV) Ampliação da visibilidade da atuação feminina na ciência e tecnologia, abrindo espaço para a produção de um corpo científico no estado com a presença de mais mulheres

Beneficiários: 

Os beneficiários impactados diretamente com o projeto serão 10 professoras da rede pública de ensino das três cidades participantes, 50 alunas do ensino básico e 20 alunas do ensino superior. De forma indireta, os resultados do projeto se estendem a quase 10 mil alunos matriculados na rede de ensino municipal das cidades. A partir da competição de robótica organizada, pretende-se envolver as diversas escolas que estudam robótica em todo Estado, dentre escolas do ensino público municipal, estadual, federal e também da rede privada.