Acessibilidade:

Melhoria no Atendimento a Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade - RECANTO DOS IDOSOS SANTO ANTONIO

Área Assistência Social
Valor R$ 680.253,00
Instituição Recanto dos Idosos Santo Antônio
Município Guarapari, ES

Descrição do Projeto: 

O projeto de melhoria do atendimento à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade no Recanto dos Idosos Santo Antônio - RISA tem por objetivos principais a melhoria do atendimento ao idoso assistido e consequentemente, uma melhoria da qualidade de vida em todos os seus aspectos. Como objetivos específicos da melhoria do atendimento podemos citar:
• Acolher e garantir proteção integral;
• Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos;
• Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
• Possibilitar a convivência comunitária;
• Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de garantia de Direitos e às demais políticas públicas e setoriais;
• Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia;
• Diminuir os estigmas e estereótipos negativos com relação ao envelhecimento;
• Promover o acesso a programações culturais, atividades internas e externas, de lazer, de esporte, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades;
• Proporcionar um envelhecimento mais longo e saudável;
• Promover o acesso ao BPC e a outros benefícios previdenciários;
• Promover a convivência mista entre os residentes de diferentes graus de dependência;

Metas: 

A meta do projeto é a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, bem como a aquisição de veículos, visando a melhoria das condições de abrigamento dos idosos, sua acessibilidade, sua qualidade de vida, bem como do funcionamento da entidade, e a economicidade e segurança.

Resultados Esperados: 

Esperamos que com a aquisição dos itens, possamos observar já no primeiro ano uma significativa melhoria da qualidade de vida proporcionada aos idosos assistidos, de seu conforto e bem-estar, assim como uma melhoria da capacidade de atendimento e das condições gerais da casa. Assim contribuiremos para uma vida mais digna para os assistidos.
Acreditamos ainda que, com a aquisição dos veículos, possamos observar já no primeiro ano uma significativa melhoria do nível de conforto proporcionado aos idosos assistidos, bem como redução dos custos com manutenção veicular e consumo de combustíveis. Também acreditamos que a nova frota aumentará a capacidade de atendimento, de arrecadação de recursos, bem como melhorará a interação com a comunidade, poder público e empresariado local.

Beneficiários: 

O benefício da aquisição impacta diretamente os idosos assistidos pela Entidade, sendo 40 idosos de ambos os sexos, mas também, de forma indireta, a população idosa de Guarapari (principalmente) e também de toda a região circunvizinha pois essa é a área de atuação da Instituição. Caso a legislação venha a flexibilizar um aumento do número de assistidos, essa quantidade ainda poderá ser ampliada.
Destacamos ainda que o RISA é a única instituição filantrópica da cidade de Guarapari e por tal motivo a única que acolhe idosos encaminhados pelo poder público. Ou seja, justamente aqueles que mais vulneráveis e necessitam de assistência, seja por sua condição sócio-econômica, de saúde, ou seja pelo abandono familiar. Insta registrar ainda que além do benefício direto e incontestável aos idosos, os itens ora solicitados, aumentariam ainda a capacidade administrativa e técnica, além de reduzir significativamente custos, o que impacta positivamente na instituição sobre diversos aspectos.