Acessibilidade:

Melhoria da qualidade de vida e empoderamento da Pessoa com Síndrome de Down - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE PESSOAS COM SINDROME DE DOWN DE CARIACICA ES - CARIACICA DOWN

Área Assistência Social
Valor R$ 123.900,00
Município Cariacica, ES

Descrição do Projeto: 

De acordo com a cartilha do Ministério da Cidadania a ação busca atender a população com a oferta de vivências esportivas, atividades físicas, recreativas e de lazer, priorizando população em áreas de vulnerabilidade social, nesse caso busca com as oficinas de voz e expressão um tipo de atividade recreativa e de lazer possibilitando futuramente a inserção no mercado de trabalho, fortalecimento de vinculos, capacitando tambem uma maior comunicação, integração, ocasionando a expansão cognitiva, psicomotora, afetiva e educacional, possibilitando, sobretudo a inclusão social.

A instituição continuara prestando seus serviços com ainda mais excelencia apos a compra dos itens acima listados, que beneficiara 85 assistidos com Sindrome de Down (de qualquer faixa etaria) e suas familias, totalizando quase 400 pessoas beneficadas da regiao da grande Vitoria (Vila Velha, Serra, Viana, Cariacica e Vitoria), pois os materiais permanentes usados serão utilizados para o beneficio dos associados e todos terão a melhoria na qualidade do serviço, mesmo apos o término da emenda os frutos serão colhidos com a preservação dos materiais comprados, já que os materiais permanentes possuem duração superior a 2 anos, possibilitando melhorias extremas no serviço de convivencia e fortalecimento de vinculos de nossas familias associadas.

A cama elastica seria utilizada por nossos assistidos nos eventos da entidade, alem de estimular a atividade fisica, a saude mental e ajudar na respiração, pode tambem ser trabalhada nas atividades desempenhadas pela fisioterapeuta e no serviço de convivencia de fortalecimento de vinculos, pois pode ser usada na interação entre os assistidos e seus familiares (irmaos, primos etc).

As tendas serão utilizadas na area externa da associação rendendo assim mais espaço para as atividades do dia a dia com as oficinas que atualmente sao realizadas no centro comunitario de Alto Lage devido à área externa não ser coberta, as tendas podem tambem ser usadas em eventos beneficentes em prol da instituição assim como as mesas e cadeiras de plastico.

O Playground sera utilizado na area externa enquanto os assistidos aguardam seus atendimentos, ocasionando maior integração entre os mesmos e suas familias.

A brinquedoqueta será utilizada para melhoria do desenvolvimento mental, social, psicologico, fisico e no desenvolvimento das atividades ludicas e sera utilizada para os assistidos de 0 a 5 anos.

O bebedouro será utilizado na area externa para os assistidos, suas familias alem dos profissionais.

Estabilizador, computadores, impressoras, notebooks serão utilizados no administrativo da instituição e para desenvolvimento de atividades propostas para as oficinas.

O freezer sera utilizado para armazenamento de doações recebidas para utilização de lanches nas oficinas além dos itens de frutas e verduras recebidos pela parceria com Mesa Brasil e PAA para doação semanal as familias associadas.

Ar condicionado, kit 2 poltronas decorativas, sofa namoradeira, persianas serão utilizadas para as salas de atendimentos e recepção ocasionando maior conforto para nossos assistidos e suas familias, sendo necessario para maior higiene por isso o aspirador de pó colocado tambem no plano.

Cadeira de escritorio e mesa para recepção para nossas salas de profissionais, pois os moveis dessas salas já vieram usados.

Televisao e suporte para televisao serão utilizadas nas oficinas de jogos que serão elaboradas com os assistidos de 6 a 14 anos, serão duas salas para essa finalidade, por isso a utilização de duas televisões.

Escada de aluminio, carrinho de mao e cortador de grama serão utilizados na limpeza da area externa da instituição, pois devido a grama se faz necessario a limpeza frequente desse local, já os extintores de incendio sao necessarios para a segurança de nossas familias assistidas e profissionais, na adequação com o nosso alvara de corpo de bombeiros.

Os espelhos serão utilizados nas salas de fisioterapia e terapia ocupacional para desenvolvimento de atividades com os assistidos.

Os instrumentos musicais serão utilizados na oficina de voz e expressao para todas as faixas etárias.

Metas: 

1. Potencializar o desenvolvimento do assistido e o empoderando para inseri-lo em atividades da vida diária, dando a eles espaços de fala e comunicação em ambientes sociais pela oferta da oficina de voz e expressão através do SCFV e do Programa de Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos.
2. Fornecer um ambiente adequado e devidamente equipado para as atividades
3. Proporcionar melhor conforto para os associados, assistidos, familiares e nossos profissionais
4. Melhoria dos materiais permanentes para os profissionais e associados para desenvolvimento das atividades

Resultados Esperados: 

1. 85 assistidos atendidos pela oficina de voz e expressao do SCFV
2. Destaque de assistidos na area musical
3. Fortalecimento de vinculos dos assistidos, familia e comunidade.
4. Potencialização e aprimoramento dos talentos escondidos
5. Melhoria na fala e na comunicação garantindo tambem encaminhamento para o mercado de trabalho
6. Possibilitar a inclusao
7. Melhoria no desenvolvimento dos serviços prestados e dos assistidos
8. Melhoraria no grau de satisfação das familias com os serviços prestados
9. Melhoria dos equipamentos
10. Melhor qualidade de vida para os assistidos, familias e funcionarios.
11. Profissionais mais engajados a novas ideias de atividades
12. Melhoria das salas da instituição

Beneficiários: 

Pessoas com sindrome de down de qualquer faixa etaria e residente da grande Vitoria e suas familias, sendo a maioria cadastrada no cadunico e recebendo Beneficio de Prestação Continuada – BPC.