Acessibilidade:

Implantação de um Centro Cultural e sede da Biblioteca Municipal - Município de Santa Maria de Jetibá

Área Cultura
Valor R$ 3.980.057,18
Município Santa Maria de Jetibá, ES

Descrição do Projeto: 

O terreno destinado à implantação do projeto, está localizado no Centro da cidade, ao lado do Ginásio de Esportes Hermann Röelke, do Centro de Educação Infantil Pommern e da Escola Estadual Graça Aranha, sendo esta a maior escola do Município com quase 2.000 alunos.
Atualmente esse terreno possui um campo de areia para práticas de esportes e para famílias brincarem com suas criança, entretanto a área vem sendo ocupada por usuários de drogas lícitas e ilícitas em plena luz do dia. A proposta de diversos países para amenizar esses problemas relacionados a crimes praticados por usuários de drogas e depredações, foi a revitalização dessas área urbanas com o objetivo de buscar o crescimento da economia municipal através da ampliação de possibilidades e ofertas de atividades artísticas tanto para a população nativa, quanto para turistas.
Diante desses exemplos, a proposta de implantação do Centro Cultural, será transformar esse espaço, hoje utilizado por usuários de drogas, em um ponto de encontro da sociedade, um espaço onde as pessoas se reúnem para conservar tradições e desenvolver atividades para toda a família, com infraestrutura necessária para organizar cursos, workshops e realizar concertos, apresentações de dança, peças de teatro, projeção de filmes, além das atividades diárias da Biblioteca Municipal.
Cumprindo uma regra geral, as atividades desenvolvidas no referido Centro normalmente são gratuitas ou ao menos bastante acessíveis, permitindo o acesso igualitário a toda população.

Metas: 

A meta do município ao implantar o Centro Cultural está baseada no Art. 215, Parágrafo 3º, da Constituição Federal
§ 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:
I defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro;
II produção, promoção e difusão de bens culturais;
III formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões;
IV democratização do acesso aos bens de cultura;
V valorização da diversidade étnica e regional.

Somado a isso, o município busca alcançar com a criação do Centro Cultural e da Sede da Biblioteca, a revitalização de um espaço público que, atualmente está sendo depredado por jovens que fazem uso de drogas.
Por se tratar de uma área central, localizada perto de escolas, igreja e comércio, a construção de um imóvel com tal finalidade, causará um impacto social em todos os munícipes, além da transformação direta na vida de mais de 2 mil pessoas que atualmente estão em situação vulnerável e aproximadamente 10 mil estudantes da rede pública e privada.
O espaço contará também com um atendimento voltado à inclusão de pessoas com necessidades especiais e será parte importante no processo de reintegração de ex dependentes químicos, através de medidas socioeducativas.
Com intuito de fomentar a cultura à todos os públicos, a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá busca empoderar agentes transformadores, capacitando servidores para despertar o interesse das crianças e jovens na literatura e na arte, em todas as suas formas.
O Centro Cultural visa potencializar a cultura local, através de manifestações artísticas típicas do município, além de disponibilizar um espaço próprio para acesso à internet pela população carente.

Resultados Esperados: 

Espera-se que através do Centro Cultural, o município possa auxiliar especialmente crianças e jovens a decifrarem seu papel na sociedade, estimulando a criatividade, a autoestima, a responsabilidade sociocultural, a cidadania, a consciência social individual, impactando assim a sociedade e o município como um todo. Visto que a cultura e a educação possuem uma inerente relação, considerando que a própria educação faz parte da cultura, pois como é de conhecimento geral, desde os primeiros homens já existia a necessidade de repassar os tradicionais costumes aos mais jovens.
O processo educativo não acontece apenas na escola, e está relacionado a todos setores sociais, já que o referido processo é um conjunto de ações, influências e estruturas que interferem no desenvolvimento humano do indivíduo, do grupo geral e das classes sociais.
A criação desse Centro Cultural transformará uma área pública que atualmente está em depredação, num espaço que ampliará possibilidades e ofertas de atividades artísticas e culturais, auxiliando no crescimento do turismo e consequentemente na economia municipal.

Beneficiários: 

Trata-se de uma área central localizada próxima a escolas, a igreja e do comércio, que transformará diretamente a vida de todos os munícipes, especialmente os estudantes, moradores da região central e da população que frequenta a área urbana e comercial do município.
Estima-se que atualmente existem aproximadamente 10 mil alunos entre a rede pública e privada, além de 120 pessoas que são atendidas pela APAE, 400 crianças em situação vulnerável que recebem auxilio do município.
Existem 30 artistas plásticos e aproximadamente 35 artesões locais cadastrados no sistema da Secretaria de Cultura, além de cerca de 700 trombonistas, 350 pessoas envolvidas nos grupos de danças folclóricas, 01 grupo de teatro, 1.000 pessoas envolvidas em corais, 30 tocadores de concertina, entre outras tantas artes presentes no município.
O acesso ao lazer, à literatura e cultura e está intrinsecamente ligado a um novo ciclo de desenvolvimento do nosso país e, por isso o Centro Cultural visa potencializar a cultura local, através de manifestações artísticas típicas do município, um acervo em Braile para a população com deficiência visual, além de disponibilizar um espaço próprio para acesso à Internet pela população carente. Contamos também que esse seja um espaço destinado ao cinema, com projeções de filmes e documentários, uma sala para reuniões e debates, realização de atos solenes, cerimonias de formaturas das creches, escolas e faculdades, entre outros.