IFES – Sustentável: Implantação do sistema de microgeração de energia solar para os Campi Montanha e Nova Venécia - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha
Descrição do Projeto:
-Tornar o Campus Montanha o primeiro instituto/órgão, das esferas municipal, estadual e federal do extremo norte do estado, a produzir toda a demanda energética das edificações e outras instalações através da ampliação do sistema fotovoltaico do campus, de modo a minimizar de forma significativa o impacto econômico das despesas com energia elétrica.
- Possibilitar a produção de 58,82% da demanda energética do Campus Nova Venécia.
-Realocar o recurso orçamentário economizado através da produção de energia solar em setores do ensino, pesquisa e extensão.
-Promover a educação ambiental da região (Extremo Norte do Espírito Santo) através de eventos, instalação de outdoor, palestras e abertura dos campi para visitação dos sistemas de geração de energia solar. Acredita-se que somente através da promoção da educação é possível mudar uma realidade consolidada por gerações e, através de um exemplo concreto, como as placas solares instaladas no campus e os resultados obtidos, será possível induzir um efeito cascata na região, no âmbito da utilização da energia solar e seus benefícios ambientais e econômicos, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do norte capixaba.
Metas:
-O consumo de energia elétrica médio anual (2019, 2020 e 2021) do campus Montanha é de 335.976 KWH. O campus Montanha dispõe de um sistema de energia solar de 154.818 KWH/ANO. Sendo assim, a meta do presente projeto é a produção de 181.158 KWH/ANO através da instalação de sistema fotovoltaico contendo 337 módulos fotovoltaicos (385 W/placa), 2 inversores e 1 medidor de injeção. A área total de captação calculada é de 664,28 m².
- O consumo de energia elétrica média anual do Campus Nova Venécia é de 617.284 KWH/ANO. A meta do projeto é a produção de 363.029,22 KWH/ANO por meio da instalação de 674 módulos fotovoltaicos (385 W/placa), 4 inversores e 1 medidor de injeção. A área total de captação estimada é de 1.328,56 m².
-Com base nos dados observados da usina já existente do campus Montanha e da literatura técnica, estima-se a recuperação de todo o recurso investido no período de 6 anos.
Resultados Esperados:
- Produção de toda a demanda energética através do sistema fotovoltaico do IFES Campus Montanha e produção de 58,82% da demanda energética do Campus Nova Venécia, possibilitando, através da economia com as despesas de energia elétrica, a aplicação de recursos em ações de ensino, pesquisa e extensão de modo a ampliar o alcance de políticas públicas efetivas capazes de alavancar o desenvolvimento regional. É importante ressaltar que as despesas com energia elétrica dos campi Montanha e Nova Venécia importam a quantia de R$242.000,00 (duzentos e quarenta e dois mil reais) e R$ 328.800,00 (trezentos e vinte e oito mil e oitocentos reais), por ano, respectivamente.
- Ampla divulgação sistema fotovoltaico e dos resultados obtidos através da instalação de outdoor, eventos abertos para a comunidade de modo a promover a educação ambiental e consequentemente o desenvolvimento sustentável da região, cumprindo a missão institucional da construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável.
Beneficiários:
-Beneficiários diretos (Alunos, servidores e terceirizados): 2.329 pessoas.
-Beneficiários indiretos: 45.000 pessoas
O "Ifes Portas Abertas" é um programa que tem o objetivo de apresentar o campus como instituição pública de Ensino, Pesquisa e Extensão para a comunidade propiciando a visitação de escolas , instituições e faculdades de Montanha, Nova Venécia e municípios da região (Pedro Canário-ES, Pinheiros-ES, Mucurici-ES, Jaguaré e Ponto Belo-ES). Nesse contexto, o “Ifes Portas Abertas” será associado ao programa de educação ambiental dos campi de modo a, dentre outras medidas, promover a apresentação do sistema fotovoltaico e discorrer sobre a importância e os benefícios desse sistema. Ademais, o outdoor de divulgação e conscientização (Figura Anexa) será fixado nos outdoores dos campi, próximo às placas solares que estarão fixadas no piso de entrada das dependências IFES - Campus Montanha e nos telhados do IFES – Campus Nova Venécia, visíveis aos motoristas e pedestres que circulam a região.
Sendo assim, o potencial de beneficiários indiretos calculados importa a ordem de 45.000 (quarenta e cinco mil) pessoas.