Acessibilidade:

Espaço Maker do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari

Área Educação
Valor R$ 697.300,00
Município Guarapari, ES

Descrição do Projeto: 

O objetivo deste projeto é criar uma infraestrutura para a implantação de uma cultura learning by doing (LBD) no Ifes Campus Guarapari e região, por meio de atividades multidisciplinares, e incentivando o protagonismo estudantil. Essa infraestrutura será composta por um laboratório Maker que servirá de suporte às atividades práticas inerentes a essa nova cultura inovadora e empreendedora.
O projeto prevê, inicialmente, a oferta de capacitação para um conjunto de professores do próprio Ifes Guarapari e também os professores de 10 escolas públicas da região (Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta), parceiras do projeto.
O laboratório Maker será disponibilizado para que os professores capacitados possam utilizá-lo de acordo com a cultura LDB, possibilitando uma melhoria na qualidade da formação dos alunos, que de outra forma não seria possível.

Metas: 

1. Capacitar 20 professores do Ifes Guarapari na cultura Maker;
2. Capacitar 20 professores bolsistas de escolas públicas de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta, na cultura Maker;
3. Capacitar 4 alunos (bolsistas) e voluntários como Monitores do Espaço Maker, para ajudar nos cursos de capacitação e atendimento ao público;
4. Formação complementar utilizando-se a cultura LDB para 200 alunos do Ifes Guarapari;
5. Formação complementar utilizando-se a cultura LDB para 200 alunos das escolas públicas de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta;
6. Influenciar indiretamente na formação de 60 mil alunos de escolas públicas, através da disponibilização de infraestrutura necessária ao ensino baseado na cultura Maker.
*Termos de Cooperação assinados pelas Secretarias de Educação dos municípios parceiros (Guarapari, Anchieta e Alfredo Chaves) se encontram em arquivo anexo.
*Termos de Cooperação assinados pela Direção, pela Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e pela Direção de Ensino do Ifes campus Guarapari, também, se encontram em arquivo anexo.

Justificativa de bolsas:
- Bolsas para os professores (redes municipais) para atraí-los à cultura Maker e incentivar seus alunos a aprender novas tecnologias, disseminando a cultura Maker nas escolas municipais;
- Bolsas para os alunos (Ifes) para incentivá-los na integração, inovação, responsabilidade, trabalho em equipe e protagonismo, objetivando a formação de monitores a fim de oferecer apoio nos cursos de formação e no atendimento à comunidade em geral;
- Bolsa para o Coordenador (Ifes) para planejar e gerenciar o Espaço Maker, especificar equipamentos do laboratório e preparar os processos de compra, estabelecer relações com as instituições parceiras, auxiliar na capacitação dos Monitores, Professores e Alunos e definir a metodologia pedagógica para as ações realizadas no espaço maker.

Resultados Esperados: 

A capacitação dos professores das escolas públicas das cidades de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta, assim como dos alunos, resultará na melhoria da qualidade tecnológica e inovadora das comunidades, visto que os municípios mais afastados da capital não têm tanto acesso a métodos e práticas inovadoras. Portanto, um laboratório Maker dentro do Ifes Campus Guarapari contribuirá com a descentralização científica, ampliando as oportunidades para aquisição de conhecimento e melhorando a qualidade de formação dos docentes e alunos da região.
A descentralização científica, bem como a ampliação de oportunidades em Guarapari e municípios vizinhos, implica numa intensificação de investimentos e na melhoria da qualidade de vida da população local.

Beneficiários: 

Serão impactados diretamente com o projeto 20 professores e 200 alunos da rede pública estadual e municipal de ensino das cidades participantes, 20 professores e 200 alunos do Ifes Campus Guarapari.
Indiretamente, os resultados do projeto podem se estender a quase 60 mil alunos matriculados na rede de ensino municipal das cidades envolvidas.
Por meio da disponibilização da infraestrutura necessária ao ensino baseado na cultura Maker, esse projeto vai ajudar a melhorar os índices de desenvolvimento educacional colaborando com a formação de cidadãos independentes e capazes de solucionar problemas do cotidiano de forma colaborativa e inovadora. A democratização ao acesso a esse tipo de espaço permitirá oferecer a uma parcela mais vulnerável da comunidade uma formação de melhor qualidade, alinhada às exigências do mercado.
Além deste aspecto relacionado ao lado educacional, as Empresas Juniores do Campus poderão colaborar com as empresas locais para solução de problemas reais de forma inovadora, contribuindo com o desenvolvimento regional.