Acessibilidade:

Educação Artística, Cultural e Cidadã - Associação Diacônica Luterana

Área Cultura
Valor R$ 128.371,00
Município Afonso Cláudio, ES

Descrição do Projeto: 

O principal objetivo do projeto é a formação artística dos adolescentes e jovens, bem como fortalecer e resgatar a preservação e a valorização da música e da cultura, e contribuir para o desenvolvimento e formação social e cidadã.

Ou seja, encontramos na música a motivação para a oferta do projeto, ou seja, um potencial agregador, promovendo um intenso e importante processo de valorização da nossa memória e identidade, a partir de sua linguagem artística e musical. Estimulando o aperfeiçoamento artístico, além de impulsionar o mercado de trabalho artístico e a geração de renda.

Todavia, a formação artística e as apresentações – pontos culminantes das ações e atividades desenvolvidos no projeto – oportunizarão inserções no mercado de trabalho, inclusão social e cidadã, a transformação e envolvimento da comunidade, a valorização da nossa cultura, oportunizando o domínio de uma linguagem e prática artística pelos beneficiários. Além do desenvolvimento de outras expressões culturais, que poderão somar as atividades do segmento da música, contribuindo para fortalecer e consolidar o fomento da cultura no município de Afonso Cláudio/ES.

A presente proposta considera atuar seguindo os princípios do Estatuto da Juventude - Lei n 12.852. de 05 de agosto de 2013, onde dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude, ou seja, promovendo espaço de convivência, participação social e política, reconhecimento do jovem como sujeito de direitos universais, promoção da vida segura, da cultura da paz, da solidariedade e da não discriminação, dentre outros.

Neste aspecto, destacamos nesta justificativa o compromisso ético e cultural, de estabelecer nas atividades propostas pelo projeto, o direcionamento e objeto com ênfase social, cultural, comunitário.

O projeto será executado de forma contínua e é reconhecido como relevante para o território. O planejamento é realizado anualmente, sob a liderança de pedagogos, licenciados em música e educadores sociais na instituição ADL.

Segue abaixo descrição e link da metodologia do projeto:

Item 01: Formações musicais
Atividade: 1.1 – Oficina de Teoria Musical I
Objetivo: Promover oficina semanal de teoria musical I, com a finalidade de ofertar a formação básica a teoria musical, abordando a compreensão de propriedade do som, estudo de notação, claves, figuras de pausas, compassos, leituras de notas, sustenidos e bemóis e relacionando com a prática do canto.
Resultados: Domínio básico dos conhecimentos da teoria musical e aquisição das habilidades musicais.

Atividade 1.2 – Oficina Teoria Musical II
Objetivo: Promover oficina semanal de teoria musical II, com a finalidade de promover o conhecimento sobre divisão proporcional (binária, ternária e quaternária); Escalas ou tons homônimos; Reprodução e ordem dos sustenidos e bemóis; conhecimentos sobre sinais de alterações (tonalidades) e armadura de clave. Conhecimento sobre compassos compostos. Intervalo simples e seus desdobramentos. Semitom diatônico e cromático. Tons e semitons contidos nos intervalos. Graus conjuntos e disjuntos. Acordes menores e maiores.
Resultados: Domínio básico dos conhecimentos da teoria musical e aquisição das habilidades musicais.

Atividade 1.3 – Oficina de Musicalização
Objetivo: Promover oficina semanal de musicalização, com a finalidade de proporcionar ao participante a alfabetização da linguagem musical através de seus elementos básicos e essenciais.
- Promover o primeiro contato com a música e proporcionar ao aluno o contato com instrumentos musicais em conjunto. - Abordar cantigas de rodas e dinâmicas com danças e instrumentos de percussão. - Promover a prática do canto, estimulando o senso auditivo do aluno. - Abordar uma reflexão com letras de músicas de variados estilos, tendo uma pequena visão para a música clássica. - Desenvolver as potencialidades artísticas do aluno, incentivando-o ao prosseguimento de seus estudos musicais. - Confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis.
Resultados: Habilidade e familiaridade com a linguagem musical.

Atividade 1.4 - Oficina de Percepção Musical
Objetivo: Promover semanalmente o estudo teórico prático dos elementos da música, capacitando o aluno para a leitura e escrita musical, explorando principalmente o aprofundamento na harmonia e interpretação de aspectos melódicos, rítmicos e harmônicos. Além de um bom entendimento dos elementos básicos do sistema tonal, com contato com outros sistemas, como o modal. Além disso, promover a consciência e percepção do som: fundamentos da aptidão auditiva relacionada às notas e a escrita musical; desenvolvimento da escrita musical; atividades de práticas musicais (ritmo, solfejo e ditado musical), além de desenvolver a habilidade musical através de treinamento auditivo assim como do domínio da escrita e leitura musical. Estudar os aspectos harmônicos envolvendo a identificação de tríades maiores e menores; escalas maiores e menores e os diversos timbres. Além da identificação de intervalos simples.
Resultados: Habilidade e familiaridade com a linguagem musical.

Atividade1.5 – Oficina Prática Instrumental
Objetivo: Ofertar o ensino individual ou em pequenos grupos de violão, contrabaixo, bateria, teclado, flauta e trompete e outros com o objetivo do participante obter domínio da prática instrumental. A partir dessa ação será possível a configuração e formação de coros musical e instrumental.
Resultados: Identificação com um instrumento musical e Domínio de prática de conjuntos.

Item 2 – Atividades de práticas musicais (externas)
Objetivo: Realizar atividades de ensaio e apresentações em espaços distintos para descentralizar as ações do projeto. Buscando garantir a difusão, valorização e integração com sujeitos e coletivos sociais.
Resultados: Integração com espaços distintos, envolvimentos com agentes e práticas artísticas de valorização da cultura.

Item 3– Apresentações
Objetivo: Realizar 03 apresentações nos municípios de Afonso Cláudio e Território Sudeste Serrano por meio de atividades da prática do canto coral e instrumental.
Resultado: Difusão das expressões musicais promovidas pelo projeto.

Metas: 

1. Aquisição de instrumentos musicais e equipamentos para as atividades de formação;
2. Ofertar 50 vagas para participação o Curso de Formação Musical;
3. Curso de Formação Musical: 50 adolescentes e jovens;
4. Apresentações: atingirá aproximadamente 3.000 pessoas;
5. Intercâmbio de formação musical.

Resultados Esperados: 

O projeto contribuirá com a expressão artística musical em Afonso Cláudio/ES e região. Possibilitará que essa linguagem faça parte da rotina de adolescentes e jovens. Consolidará a possibilidade de difusão dessa arte no interior, além da possibilidade de geração de emprego e renda. O domínio de um conhecimento é incalculável. Acreditamos que a música estará mais presente no município.

Beneficiários: 

O projeto contemplará 50 adolescentes e jovens de forma direta que são naturais do município e ou de outras regiões, até mesmo fora do estado do Espírito Santo, onde 70 % são provenientes do campo e ou possuem histórico de vulnerabilidades sociais.

O projeto também beneficiará as comunidades que se localizam na área rural do território e municípios vizinhos, no qual estão distantes destas possibilidades de acesso no meio urbano, onde há maior oferta de equipamentos e apoio cultural, alcançando assim, público de aproximadamente 3.000 pessoas.