Acessibilidade:

Criança Feliz na Creche Alegria! - Casa de Acolhida e Educação Infantil - CRECHE ALEGRIA

Área Assistência Social
Valor R$ 279.196,00
Município Guarapari, ES

Descrição do Projeto:

A Creche Alegria foi fundada em 04/10/2009 e inaugurada em 13/11/2010, começamos nosso atendimento em Julho de 2011 com 20 crianças, fomos aumentando o número de crianças a cada ano conforme os recursos conquistados.
A Casa de Acolhida e Educação Infantil-CRECHE ALEGRIA atende hoje 120 crianças carentes da região norte de Guarapari para oferecer totais condições para os pais trabalharem com tranquilidade em período integral, com profissionais qualificados oferecendo quatro refeições diárias e atividades extra curriculares como Judô, Balé, Futebol e Música, além de atendimento odontológico e assistência psicológica. Sendo que contamos sempre com estas parcerias para promover estas atividades extras.
A Creche é uma entidade sem fins lucrativos, registrada no Conselho Municipal de Assistência Social, no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Possui os títulos de Utilidade Pública Municipal, e título de Utilidade Pública Estadual e o CEBAS.
Os custos para manutenção da CRECHE ALEGRIA é o mínimo necessário para garantimos o bom funcionamento pedagógico, mais a qualidade em alimentação, limpeza e material didático.
A CRECHE ALEGRIA hoje se mantém através de um Convênio junto à Prefeitura de Municipal de Guarapari que é insuficiente para atender a nossa despesa mensal, mas já ajuda, e com a contribuição mensal de doares, pessoas físicas e jurídicas e com uma ajuda há 6 anos do Banestes. Sendo um desafio a cada ano manter estas parcerias por isso estamos sempre em busca de recursos para manter esta estrutura.
A CRECHE ALEGRIA através de um programa pedagógico totalmente em linha com o programa da Secretária de Educação Municipal além do citado acima e com toda a preocupação em uma alimentação balanceada a elaborada por nutricionista, oferece o carinho e brincadeiras e a atenção especial para estas crianças, sendo estes fatores importantes para a qualidade de vida e a saúde destas e suas famílias. Sendo o nosso público alvo, crianças carentes da região de Santa Mônica - Guarapari.
Hoje contamos também com um consultório odontológico montado dentro das dependências da creche para atender as crianças carentes e suas famílias, doação feita pelo Rotary Club Praia do Morro, onde atuam dentistas voluntários, a carência nesta área odontológica é muito grande.
A CRECHE ALEGRIA passa para o seu décimo primeiro ano de funcionamento, na área de Santa Mônica, e tem mantido firme, graças a ações de pessoas determinadas em fazer o bem, e de projetos como este que muito irá nos ajudar. Temos capacidade para atender até 160 crianças com profissionais capacitados.

Metas: 

Nossas metas são desenvolver atividades de integração dos usuários, preservando os princípios das relações humanas, proporcionando uma maior qualidade de vida da população desta região, a qual se encontra em situação de desigualdade social.
Reduzir a vulnerabilidade social da comunidade local por meio das atividades ofertadas neste projeto, este projeto é um projeto onde a criança preenche seu tempo com atividades que dá prazer e ao mesmo tempo os orientam e os estruturam melhor para a vida.
Percebemos ainda muitas crianças que estudam meio período por dia ficam à mercê das fragilidades negativas que existem na região durante o período em que se encontram fora da escola, assim, um trabalho como este fará muito diferença na vida delas e da sociedade, pois, ocuparão seu tempo com atividades saudáveis.
Hoje atendemos na Creche 120 crianças carente da região de Santa Mônica, e indiretamente seus pais, pois assim eles têm condições de trabalhar.
E com este recurso para os instrumentos musicais atenderemos mais 80 crianças e adolescentes em um projeto de música que já existe a um ano. Neste projeto de música que temos a demanda foi maior e falta estes instrumentos que solicitamos nesta Emenda para atendermos mais crianças.

Resultados Esperados: 

Serão utilizadas técnicas de observação, auto avaliação quanto as práticas aplicadas e também análise pela equipe multidisciplinar da instituição, Também será objeto de avaliação a atuação do professor, através da coordenadora que participará de aulas esporadicamente, verificando e relatando como estão sendo ministradas e o aluno, pela participação e seu desenvolvimento. Por indicadores definidos nas atividades, será avaliado o resultado que o projeto promove para a comunidade.
Um grupo de Pesquisas e Estudo em Sociograma Educacional (2008), após finalizar tais estudos, concluíram que os resultados obtidos no período escolar provoca mudanças comportamentais e sociais na comunidade assistida. Assim serão utilizadas as ferramentas preestabelecidas no plano municipal de Educação como também o monitoramento constante das atividades implementares em período integral com práticas sócio culturais e esportivas.

Beneficiários:

Na região há uma disparidade social muito grande, sendo que os usuários atendidos são crianças da comunidade que se encontram em vulnerabilidade social. Portando, este recurso vai beneficiar muito as pessoas desta região, contribuindo diretamente no desenvolvimento social e educativo, ocupando-os no contra turno escolar com atividades saudáveis.
Atenderemos as 120 crianças da Creche em horário integral, mais as crianças e adolescentes da comunidade e indiretamente seus pais por terem a oportunidade de poderem trabalhar. A Creche Alegria tem além das atividades normais, projetos de judô, balé, música e futebol para a comunidade, chegando a atender no total 300 crianças e adolescentes.