CDC - GAMES - Central das Comunidades do Estado do ES - CDC
Descrição do Projeto:
O objetivo do projeto tem o propósito de ser um meio de transformação social na vida das crianças e adolescentes, dando a eles uma perspectiva de futuro, visando o afastamento do cidadão de bem que se encontra em vulnerabilidade social, face a sua proximidade pelo tráfico de drogas e a criminalidade, gerando oportunidade de participação na prática de um esporte de grande visibilidade, assim como, promover de forma responsável a modalidade esportiva.
O E-Sport é mundialmente conhecido e têm dominado o mundo esportivo nos últimos anos encontrando um número cada vez maior de praticantes e espectadores que jogam e assistem as partidas pela internet ou até de forma o presencial.
A modalidade chamada de Esporte eletrônico, Cyber-Sport ou E-Sport, é uma das que mais crescem no mundo e a partir da década de 2000 passou por um enorme crescimento com a realização de 10 torneios no ano 2000 para 160 no ano 2010. Os Jogos on-line ligados a Internet não permitiam que houvesse mais limitação física ou geográfica para a realização de competições, ampliando significativamente adeptos a esta prática em todo o planeta, assim como, aqueles que se entusiasmam pelo esporte. Grandes torneios marcaram esta época o World Cyber Games, o Intel Extreme Masters e a Major League Gaming. O Grande torneio de League of Legends World Championship atraiu 40 mil pessoas no World Cup Stadium na Coreia do Sul em 2014 enquanto no Brasil naquela época já aconteciam eventos para 10mil espectadores no Estádio do Palmeiras assim como no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Os números do E-Sport no Brasil
3º lugar em audiência nos torneios
435 milhões de espectadores até 2020
577 milhões de espectadores na previsão até 2024
24% do público que acompanha a modalidade em idades entre 10 a 24 anos acham o futebol mais popular
43% dos espectadores também tem idades entre 10 e 24 anos.
U$ 957,5 milhões de faturamento
Além da falta de atividades e ocupação das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social nesta região da cidade, temos com o projeto a busca de uma solução para equacionar o rendimento dos atletas para que possam participar de competições. Uma delas o Torneio E-Taça EDP das Comunidades de realização da CDC onde as Comunidades de São Pedro em Vitória e Muquiçaba em Guarapari sagraram se Campeãs das Edições de 2020 e 2021, ambas (masculino e feminino) ao conquistarem a competição, levaram com seus e-atletas e técnico dez aparelhos de Play Station 4 como prêmio e que proporcionaram ao longo deste período a preparação de duas equipes fortes para concorrerem novamente ao título, provando que onde se tem investimento, também tem resultado positivo, não sendo apenas um hipótese mas sim um fato real.
Em se tratando de remuneração um Gamer no Brasil pode atingir rendimentos mensais que variam entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. Lucros esses advindos de patrocínios, premiações, publicidade, monetização e venda de produtos.
O CDC E-Sports provocará uma grande sensação de mudança social trazendo para a região uma forma de ser reconhecida como referencia na modalidade, podendo o projeto em si ramificar e propagar a sua prática em outras localidades da cidade e do estado.
Metas:
Concluir 100% a proposta do projeto para aprimorar o plano piloto no sentido de ser um multiplicador de mais outras estações em outras comunidades, garantindo o aumento de adeptos deste esporte, promovendo aqueles que participaram do projeto para serem futuros instrutores, sendo fundamental para a continuidade do trabalho.
Resultados Esperados:
Capacitar no mínimo 75% dos alunos no projeto, assim como desenvolver torneios internos e a montagem de equipes competitivas para que possam participar de campeonatos realizados por nossa entidade a exemplo do E-TAÇA DAS COMUNIDADES, entre outros que possam por ventura surgir aqui no estado do ES ou fora dele, podendo proporcionar renda através das possíveis premiações dadas nesse tipo de competição, assim como, direitos de imagens e contratações por equipes do mercado de games no Brasil e até no mundo.
Beneficiários:
Serão atendidas até 80 crianças e adolescentes devidamente matriculados em rede de ensino, com idades entre 10 e 17 anos em dois turnos sendo de 08 as 12h e de 14h as 18h, proporcionando aos participantes a redução de sua vulnerabilidade e o afastamento da forte criminalidade e do tráfico de Drogas existentes na região 3 da cidade de Vila Velha, gerando oportunidade de aprendizado e treinamento de um esporte eletrônico, com a consciência de que moradores e famílias daquela comunidade não tem condições financeiras para a aquisição de equipamentos para possibilitar o desenvolvimento e habilidades exigidas pela prática desse esporte.