Acessibilidade:

Bate Papo Sobre Drogas - Associação de Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas de Vila Velha

Área Assistência Social
Valor R$ 161.813,95
Município Vila Velha, ES

Descrição do Projeto: 

Objetivo Geral - Aquisição de equipamentos e materiais (permanente e consumo) de forma a contribuir para a realização de rodas de conversa sobre drogas junto as crianças e/ou adolescentes e/ou jovens e/ou adultos dos municípios de Vila Velha e/ou Cariacica, contribuindo para desestimular o uso inicial de drogas, incentivar a abstinência e promover a reflexão dos riscos associados ao uso e o abuso de drogas lícitas e ilícitas;

Objetivo Específico:
- Aquisição de folhetos educativos sobre drogas, disponibilizando informações sobre a temática ao público alvo e familiares, além de contribuir para que conheçam a rede de atenção a pessoas que fazem uso indevido de drogas, existente no seu município e no estado;

- Aquisição de materiais de informática (Notebook, impressora e caneta laser) que auxiliará o profissional na execução das rodas de conversas, permitindo a elaboração e apresentação das rodas de conversas, impressão dos materiais, lista de presença, pesquisa de satisfação, etc..

- Propiciar o deslocamento do profissional e materiais até os equipamentos onde serão realizadas as rodas de conversas, através da aquisição de um veículo.

Metas: 

O presente projeto utilizará como metodologia a “Roda de Conversa” como um espaço de diálogo, partilha, interação, reflexão, opiniões concepções favorecendo uma participação ativa e uma maior interação entre os participantes.

Utilizaremos o espaço da sala de aula e/ou do centro de acolhimento e/ou centro comunitários e/ou igrejas e/ou instituições para realizarmos a Roda de Conversa, sendo o tempo para cada roda de conversa de 50 minutos, onde utilizaremos como recursos metodológicos, a música, dinâmicas de grupo, vídeos, contação de histórias, folheteria e outros.

Estaremos executando o projeto nos municípios de Vila Velha e/ou Cariacica, cuja meta é atingir 3.000 pessoas.

A primeira etapa do projeto será de sensibilização, onde inicialmente teremos um encontro com os equipamentos das comunidades dos referidos municípios para apresentarmos o projeto e a importância do envolvimento e participação de todos.

O segundo momento será de conhecermos qual o perfil do público alvo e a comunidade que estão inseridos, através de coletas de informações (diagnósticos) in loco.

A terceira etapa será a execução da Roda de Conversa, realizada por profissional capacitado para a prevenção, utilizando de uma abordagem interativa.

A última etapa é a de avaliação, que possibilitará conhecer o grau de satisfação do público-alvo e sugestões para melhoria das ações.

Portanto com a adesão das escolas e dos demais equipamentos existentes nas comunidades, acreditamos que haverá interesse que as ações preventivas sejam incorporadas no cotidiano da comunidade.

Meta Quantitativa:
META : Alcançar através da roda de conversa, 3.000 pessoas dos Municípios de Vila Velha e/ou Cariacica.
ESPECIFICAÇÃO INDICADOR FÍSICO
(Descrição de Atividade). UN QTDE
Sensibilização Apresentação do Projeto Lista de presença e fotos
Diagnóstico Conhecer o perfil do público alvo Diagnóstico respondido
Rodas de conversas Encontros de 50 minutos Lista de presença e fotos
Avaliação Aplicação do Questionário de avaliação Questionário respondido


Meta Qualitativa:
META : Alcançar através da roda de conversa, 3.000 pessoas dos Municípios de Vila Velha e/ou Cariacica.
ESPECIFICAÇÃO INDICADOR FORMA DE VERIFICAÇÃO
(Descrição de Atividade). qualitativo
Encontro de Sensibilização Adesão ao projeto Assinatura do termo de adesão
Diagnóstico - mapeamento do perfil do público alvo - aplicação de questionário diagnóstico
Roda de Conversa - troca de conhecimento, reflexão da temática, etc. - Lista de presença
Avaliação da ação - conhecer os resultados e impactos - pesquisa de satisfação

Resultados Esperados: 

Este resultado permitirá uma interação entre a instituição APADD e as comunidades, permitindo a continuidade das ações, um aprendizado contínuo, contribuindo para uma mudança de comportamento dessas comunidades frente a temática drogas, favorecendo o fortalecimento dos fatores de proteção e minimizando os fatores de risco, contribuindo para a adoção de um estilo de vida saudável.

Beneficiários: 

O presente projeto atenderá 3.000 crianças e/ou adolescentes e/ou jovens e/ou adultos, de ambos o sexo, em situação de vulnerabilidade social, dos municípios de Vila Velha e/ou Cariacica.