Acessibilidade:

Aquisição de Equipamentos para Reciclagem de Resíduos de podas e de jardins - Município de Santa Maria de Jetibá

Área Meio Ambiente
Valor R$ 530.133,99
Município Santa Maria de Jetibá, ES

Descrição do projeto:

Objetivo é a aquisição de 01 Triturador de galhos/Picador de troncos e 01 e Rotativa com encanteirador, equipamentos para reaproveitamento de resíduos orgânicos de podas e jardinagem, com intuito de destinar adequadamente os resíduos e estabilização do esterco utilizado pelos agricultores. O composto proveniente do processo será utilizado na manutenção de jardins, produção de mudas, em hortas e pelos produtores familiares do município.

 

Metas: 

Meta 1 - Aquisição de 01 Triturador de galhos/Picador de troncos - para triturar aproximadamente 128 metros cúbicos por mês de resíduos de podas e jardinagem do Município de Santa Maria de Jetibá e destinar para processo de compostagem na Fazenda Emcapa e nas propriedades dos agricultores, atender em média 120 agricultores familiares / ano e 60 entidades do município.

Meta 2 - Aquisição de 01 Rotativa com encanteirador - para contribuir no processo de compostagem de aproximadamente 128 metros cúbicos de resíduos de podas e jardinagem/mês e atender 120 agricultores familiares/ano e 60 entidades do município.

 

Resultados esperados:

Destinação ambientalmente adequada dos resíduos de poda gerados no município e diminuição dos resíduos destinados a aterro sanitário;
Redução dos custos de produção nas propriedades rurais
Aumento da produtividade dos agricultores que receberão o composto gerado;
Disponibilização de composto orgânico para utilização em jardins, produção de mudas no Horto Municipal e demais entidades;
Disseminar práticas que viabilizem as atividades dos agricultores familiares no município;
Proporcionar aos agricultores a produção própria de composto por meio da disponibilização de resíduos de podas triturados para complementar a matéria orgânica proveniente da propriedade.

 

Beneficiários: 

Os objetos da aquisição irão beneficiar diretamente cerca de 120 agricultores familiares e indiretamente 360 agricultores por ano, utilizando o composto em suas terras e reduzindo a necessidade de aplicação de fertilizantes químicos. Além destes, serão também beneficiadas as entidades do município que realizam o cultivo de hortas, jardins e produção de mudas (01 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, 01 Hospital, 01 Casa de recuperação de dependência química - Bom Samaritano, 46 Escolas Municipais, 06 Escolas Estaduais, 02 Escolas Família Agrícola, 01 Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, 01 Fazenda Municipal Emcapa, 01 Horto Municipal), totalizando 60 instituições.
A projeto também irá beneficiar entidades educacionais proporcionando aprendizados no âmbito da educação ambiental e agrícola.