Acessibilidade:

Aproximando o homem do campo, renda, comida e dignidade - FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL Nova Venécia

Área Assistência Social
Valor R$ 110.116,65
Município Nova Venécia, ES

Descrição do Projeto: 
Objetivo Geral:

Ampliação dos serviços socioassistencial por meio da distribuição de alimentos junto as políticas Públicas do CDA, PAA com geração de renda às famílias dos agricultores e melhorando a condição das famílias em Situação de Insegurança Alimentar e Nutricional.

Objetivos específicos:
• Melhorar a alimentação das famílias que em pobreza e extrema pobreza;
• Ofertar alimentos por meio das políticas com distribuição de renda;
• Atender com mais eficiência a produção e a oferta de alimentos para ampliar os programas de comercialização como o PAA, CDA e feira livre que a rede municipal participa;
• Ampliar os canais de comercialização e colaborar com a agricultura familiar local;

Metas: 

• Expandir de 1030 (sendo 230 famílias de agricultores familiares e assentados fornecedores e 800 famílias em estado de vulnerabilidade alimentar) que já são atendidas pelo projeto, para 1200 famílias já no primeiro ano.
• Impulsionar a produção de alimentos das famílias 230 (duzentas e trinta famílias produtoras).
• Ampliar o alcance do Projeto e atender de forma imediata mais 170 (cento e setenta) famílias;
• Melhorar a eficiência dos serviços já prestados, agilizando os processos ofertados aos agricultores e suas famílias, bem como atender ao cronograma que envolvem a demandas e rotinas do programa.

Resultados Esperados: 

Segundo dados do IBGE copilados do relatório SAGI em março deste ano, a população estimada em 2021, no Município de Nova Venécia é de 50.751 (cinquenta mil e setecentas e cinquenta e uma) habitantes, sendo 33% em Zona Urbana e 67 em Zona Rural. O município é considerado de Pequeno Porte II. O município tem ainda uma média de 5000 (cinco mil) famílias em condição de baixa renda, tanto na zona urbana quanto na rural. Ampliar a capacidade do programa é possibilitar que mais famílias alcancem mais um instrumento de na superação da realidade vivenciada.
O programa de aquisição de alimentos possui um total de atendimentos diretos: 1030 famílias. Sendo 230 famílias de agricultores familiares e fornecedores assentados e 800 famílias em estado Vulnerabilidade Alimentar e Nutricional. Com a conquista do automóvel, pretendemos fomentar as ações ofertadas tanto aos agricultores como as famílias impactadas pelo projeto. Deste modo, pretende-se beneficiar de forma direta as 230 (duzentas e trinta) famílias de agricultores, bem como as 800 (oitocentas) famílias que recebem os produtos. O projeto pretende ainda ampliar em 170 (cento e setenta) famílias de forma imediata, sendo isso de um impacto extremamente positivo aos contemplados pelo projeto.
Com o investimento do projeto, apresentaremos um impacto positivo no alcance do programa, tanto para o pequeno produtor que vende seus produtos, quanto para as famílias que são contempladas pelo programa. Por fim, reforçamos que com a aquisição deste automóvel será possível instrumentar melhor a equipe local e assim permitir que elas tenham subsidio para ofertar melhorias ao público atendido.

Beneficiários: 

As famílias que recebem os alimentos estão em situação de pobreza ou em extrema pobreza ou são beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada e estão cadastradas no Cadastro Único. O Programa de Aquisição de Alimentos, além de ser de fundamental importância na distribuição direta as famílias, também é agente de entrega e repasse dos produtos as entidades, como APAE, Lar de Abigail, Instituição de Abrigamento entro outros serviços da Rede. Quanto as famílias que recebem os alimentos, são entregue para 800 (oitocentas) famílias, selecionadas dentro do perfil já descrito. Dessas oitocentas é necessário ressaltar que é a média de atendimento mensal, dentro do universo das 5000 (cinco mil) famílias que estão no cadastro único e aptas ao recebimento, assim a cada mês é realizada o cadastramento da demanda e a população beneficiada.