Acessibilidade:

Ampliação e Modernização da Rede de Atenção Especializada no Espírito Santo - Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde

Área Saúde
Valor R$ 1.749.302,00
Instituição Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde
Município Vitória, ES

Descrição do Projeto:

Ampliar e modernizar a rede de atenção especializada no Espírito Santo por meio da implantação do serviço de reabilitação visual no Centro de Reabilitação Física do Estado (CREFES) visando a habilitação da instituição como Centro Especializado em Reabilitação de nível 4 - CER IV, a pesquisa de avaliação do uso de órteses dinâmicas em reabilitação – reconhecido nas denominações therasuits®, pediasuit® ou adelisuit®, e a criação do 1º Laboratório do Sono - Especializado no diagnóstico de doenças e distúrbios do Sono.
4.2 - Objetivos Específicos:
Ampliar a qualidade do serviço por meio da formação e intercâmbio dos profissionais executada pelo programa de Autoregulação Formativa Territorial já em fase de implementação no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação.
Incentivar por meio da concessão de bolsas de pesquisa a investigação clínica em medicina do sono através de estudos de doenças do sono a serem realizadas no Laboratório com o intuito de aprimorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do sistema único de saúde do Espírito Santo.
Promover um estudo técnico que disponha sobre a incorporação de soluções tecnológicas para qualificação dos serviços especializados.
Promover a capacitação dos profissionais em temas interdisciplinares, especificamente nos temas de: gestão na saúde, ciência de dados e indicadores na saúde, marco legal da inovação e suas implicações na saúde, tecnologia e saúde, tecnologia assistiva e integralidade da saúde da pessoa com deficiência e medicina do sono e qualidade de vida.
Ofertar em caráter experimental e para fins de avaliação a modalidade terapêutica TheraSuits®/PediaSuit®/AdeliSuit® no sistema único de saúde.
Desenvolver pesquisa sobre o custo-efetividade da utilização da modalidade terapêutica TheraSuits®/PediaSuit®/AdeliSuit® no sistema único de saúde.

Metas:

Atendimento de reabilitação na modalidade audiovisual no CREFES habilitado;
Consultório diferenciado de Oftalmologia criado;
Equipamentos obrigatórios e modernizados para o serviço especializado na modalidade audiovisual adquiridos;
Disponibilizar atendimento na modalidade de reabilitação visual para 668.096 usuários/ano.
Fila de exames de polissonografia zerada no Espírito Santo até 2025;
Linha de pesquisa na área de medicina do sono criada;
Estudo de viabilidade técnica sobre a incorporação de tecnologias voltadas para o diagnóstico de doenças e distúrbios do sono e reabilitação audiovisual desenvolvido;
Cinco capacitações voltadas para educação permanente dos profissionais realizadas até 2024;
Parecer técnico com base em evidências e pesquisa científica sobre a eficácia da modalidade terapêutica TheraSuits®/PediaSuit®/AdeliSuit® emitido;
Realizar um estudo científico que dê subsídios para emissão de um parecer técnico sobre a oferta das modalidades terapêuticas TheraSuits®/PediaSuit®/AdeliSuit® no sistema único de saúde.

Resultados Esperados:

Promover o acesso qualificado a exames e consultas especializados para a população capixaba;
Melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual por meio de atendimentos especializado e qualificado;
Melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças e distúrbios do sono por meio de atendimento qualificado e do desenvolvimento de estudos e desenvolvimento de novas tecnologias;
Sanar o déficit de exame diagnóstico de doenças e distúrbios do sono;
Sanar a judicialização de exames de polissonografia e redução de gastos públicos estaduais com mandados judiciais no âmbito das modalidades de reabilitação denominadas TheraSuits®/PediaSuit®/AdeliSuit®;

Beneficiários:

Como mencionado anteriormente, segundo o IBGE, cerca de 359.873 pessoas da região metropolitana do Espírito Santo são portadoras de algum tipo de deficiência visual e no estado 668.096 pessoas. Levando em conta o grau de gravidade, o tipo de tratamento e demanda, e a demanda de atendimento, pretende-se disponibilizar o atendimento de maneira ampla para que se possa mensurar quantitativamente a capacidade de atendimento por ano e sanar a fila de 22.099 exames de oftalmologia. A modalidade de reabilitação TheraSuits®/PediaSuit®/AdeliSuit® demanda cerca de 67 judicializações distribuídas por sessões diárias, com a criação da modalidade na rede pública estima-se o atendimento de 100 usuários/ano em sessões que serão determinadas de acordo com a avaliação do médico fisioterapeuta do CREFES. Já com relação ao laboratório do sono estima-se atender no mínimo 100 usuários/ano.