Acessibilidade:

Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Região do Caparaó - Instituto Federal do Espirito Santo

Área Agricultura
Valor R$ 500.000,00
Município Alegre, ES

Descrição do Projeto: 

Objetivo Geral
Viabilizar o manejo dos agroecossistemas, baseados nos critérios e parâmetros da agroecologia, visando o desenvolvimento e inovação para a promoção de uma agricultura sustentável e melhoria da qualidade ambiental dos principais agroecossistemas da Região do Caparaó.
Objetivos Específicos
Apoiar e incentivar as ações das Instituições, Cooperativas e Associações presentes no estado e no país que atuam em atividades relacionadas à agroecologia e agricultura familiar na região do Caparaó;
Atender demandas específicas de pesquisas no contexto da produção agroecológica e agricultura familiar
Formar recursos humanos aptos a pesquisar, desenvolver, e utilizar novas tecnologias com atuação inovadora e empreendedora.

Metas: 

1- Promoção da melhoria da infraestrutura disponível nos laboratórios de pesquisa já existentes com a compra de equipamentos necessários ao fortalecimento das pesquisas científica e técnica do programa. Tendo como demanda os alunos do campus de Alegre um total de 1.200 alunos
2- A criação de um laboratório de análise multiusuário para atender as demandas de análises mais qualificadas. A demanda desse laboratório é para atender os alunos dos cursos de graduação (368 alunos), de mestrado um total (44 alunos) e das demandas identificadas pelos pesquisadores.
3- Montagem de uma unidade modelo de propriedade agroecológica no setor de agroecologia do campus do Ifes de Alegre que servirá de unidade de referência em agroecologia para desenvolvimento de pesquisas, dias de campo, treinamento de produtores em sistemas de transição agroecológico e mostra de práticas agroecológicas para alunos e comunidade em geral. O público-alvo será a comunidade acadêmica em torno de 1.200 alunos e 600 produtores rurais da região e de diferentes municípios do estado do Espirito Santo.

Resultados Esperados: 

1- Solucionar os problemas do setor produtivo da agricultura de base familiar através das parcerias já estabelecidas e de parcerias que ainda serão formalizadas, promovidas pelo programa PPGA, notadamente relacionados a propriedades rurais, indústrias, empresas, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa entre outras entidades que demandem soluções tecnológicas.
2- Causar impactos positivos econômicos, ambientais, intelectuais ou de melhoria dos sistemas de produção agrícola, além dos impactos mencionados acima.
3- Formação de discentes especializados e preparados para enfrentar os desafios inovadores do mercado de trabalho, visando a busca pelo empreendedorismo, sustentabilidade e uma agricultura baseada em práticas agroecológicas.
4- Atingindo os objetivos esperados apontados anteriormente, outros resultados poderão ser colhidos, como produção tecnológica através de depósitos de patentes, ou produção intelectual, como produção de livros, capítulos de livros, cartilhas e artigos qualificados para (in)formação dos produtores.

Beneficiários: 

Espera-se atender os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e demais organizações sociais que trabalham direta ou indiretamente com agroecologia. Sobretudo, a comunidade acadêmica do Ifes – campus de Alegre e do entorno da Região do Caparaó.