Acessibilidade:

A Importância dos Enxovais Hospitalares nos Hospitais - CASA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Área Saúde
Valor R$ 214.468,00
Município São Mateus, ES

Descrição do Projeto: 

O principal objetivo do projeto é conseguir adquirir o enxoval hospitalar para o hospital maternidade, tendo em vista que somos uma entidade Filantrópica com poucos recursos financeiros e atendemos uma população de mulheres gestantes na sua maioria carente, que precisa de acolhimento, zelo, conforto e qualidade no atendimento que é a base para que a gestante tenha um parto humanizado e preferencialmente natural, zelando assim pela dignidade da pessoa humana.
Os procedimentos tanto no parto normal quanto no parto cesariana se inicia com a higienização de um enxoval limpo isento de qualquer patógenos, muitas vezes pensamos que precisamos primeiramente dos Médicos e medicamentos e ele são muitos importantes nos partos, mas antes precisamos de um hospital limpo e um enxoval em perfeitas condições de higienização e qualidade para o uso, para que esse Médicos e medicação tenham os resultados esperados, conforme relatado em itens anteriores e no ano de 2022 o hospital terá 44 (quarenta e quatro) leitos e com mais (10) dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal UTIN, com um total (54) leitos.
Assim será necessário adquiri uma quantidade expressiva do enxoval para melhor atender as gestantes que utilizam os serviços de saúde do hospital Maternidade de São Mateus.
O HMSM tem a responsabilidade de fornecer roupas hospitalares em quantidades, condições de higiene e conservação adequadas, essa atividade reflete especialmente no controle de infecções hospitalares e este processo é extremamente importante para o bom funcionamento do hospital em relação à assistência direta ou indireta prestada as pacientes.
A relevância do enxoval na instituição HMSM tem todos os aspectos citados acima, pode-se concluir que o enxoval é parte integral e funcional dentro da unidade hospitalar, além de auxiliar na melhoria continua do ambiente, ajudando no processo de cura, além de gerar mais conforto, qualidade no atendimento para as pacientes.
 

Metas: 

A meta do hospital maternidade é oferecer um enxoval hospitalar que atenda as gestantes, bebês, puérperas e as normas dos Órgãos de Vigilância Sanitária. O enxoval e composto por: lençóis, fronhas, cobertores, colchas, camisolas, campos cirúrgicos, campos para recém nascidos (RN) traçados, oleados, capotes cirúrgicos, pijamas cirúrgicos para realização de cirurgia, pijamas para setores fechados (CME, UTIN, BANCO DE LEITE) aventais ou capotes para banhos em paciente, batas ou aventais para copeiras servir as refeições para as pacientes, piso de banheiros.
Após a aquisição das peças do enxoval hospitalar, o HMSM fará o inventário anual que é de suma importância para evitar possíveis desvios.
Organizará uma rotina de relatórios do uso das peças, dos serviços de lavanderia e estocagem. Assim, fica mais fácil fazer a reposição periódica das peças sem que tenha impacto significativo no estoque, no financeiro e no operacional.
O hospital tem lavanderia própria que faz a triagem das peças de acordo com seu nível de sujidades elas passam por um processo de higienização uniforme, desta maneira, evitamos que o enxoval hospitalar sofra desgaste precoce desnecessário.
O hospital maternidade de São Mateus é referência para mais 06 (seis) Municípios: Ponto Belo, Pinheiros, Pedro Canário, Conceição da Barra, Mucurici, Jaguaré que foi o último censo de 2021 juntos tem uma população de: 166.317,139 (cento e sessenta e seis milhões trezentos e dezessete mil cento e trinta e nove) pessoas.
O hospital Maternidade tem um Responsável Técnico para a administração do enxoval hospitalar que coordena os inventários de estocagem (repouso) da roupa, das equipes de trabalho, da área suja e área limpa, consertos, baixas e reaproveitamentos e é feito todo um controle através de planilhas mensais de todo o enxoval, do estoque, da sua distribuição de forma adequada, em quantidade e qualidade, às diversos setores do hospital maternidade para atender as pacientes nesta unidade de saúde com qualidade e conforto.
Os profissionais do hospital maternidade de São Mateus têm pleno conhecimento de seu papel e sua importância no funcionamento desse enxoval hospitalar, colaborando para o restabelecimento e manutenção da saúde da população.
 

Resultados Esperados: 

Os resultados esperados é que tenhamos um enxoval de qualidade e em quantidades suficientes para atendermos a demanda esperada para pacientes de forma igualitária no tempo certo e que tenha uma durabilidade de aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses.
O impacto será de suma importância para hospital maternidade receber esse projeto, pois ele resolverá os problemas com o enxoval o hospitalar, trará conforto para as pacientes e fará realmente o papel que ele tem que fazer, ser barreira contra as infeções hospitalares. O enxoval hospitalar apresenta altíssima rotatividade, o que contribui para seu desgaste precoce e atualmente o enxoval dessa instituição encontra-se com mais de 70% de desgaste do seu uso, principalmente o enxoval cirúrgico (CME) que já foi todo reformulado e encontra- se todo ou quase todo fora dos padrões aceitáveis pelos Órgãos de Vigilância.
A importância dos enxovais é fundamental para o bom atendimento as gestantes com inúmeras comorbidades e pós-traumas cirúrgicos e é uma barreira de proteção inibido a infecção hospitalar, pois o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além cuidar da saúde das pessoas por meio de uma assistência médica e hospitalar segura, humana e eficiente.
Desta forma, o fornecimento de enxovais de qualidade é para manter a equidade na saúde e necessário para o pronto restabelecimento das puérperas e bebês.
 

Beneficiários: 

As principais beneficiarias desse projeto são as gestantes, as puérperas, os bebês, e familiares das cidades de São Mateus e dos 06 (seis) Municípios: Ponto Belo, Pinheiros, Pedro Canário, Conceição da Barra, Mucurici, Jaguaré que no último censo de 2021 a população total de 166.317,139 (cento e sessenta e seis milhões trezentos e dezessete mil cento e trinta e nove)
Com a reforma do Hospital Maternidade ele passará a ser o hospital de referência de parto de risco, no Norte do Estado do Estado e sem dúvida atenderá muitas gestantes e bebês, principalmente porque o hospital maternidade está geograficamente situado na cidade São Mateus – cidade Litorânea, um balneário muito visitado o ano inteiro de que recebe vários turistas e está próximo à Rodovia 101 norte que dá acesso ao norte do estado, ao sul da Bahia, onde circula várias pessoas
que se desloca a trabalho e ou a passeio, onde pode acontecer algum imprevisto e o hospital maternidade mais próximo é o de São Mateus.
Tudo isso impacta diretamente no quantitativo enxoval hospitalar no atendimento das pacientes e, sendo isso um dos motivos que o hospital maternidade de São Mateus esteja bem preparado para atender tais demandas.