Acessibilidade:

A coleta é seletiva, os benefícios são para todos - Associação Dos Catadores de Materiais Recicláveis de Iconha/ES

Área Saneamento
Valor R$ 188.883,75
Município Iconha, ES

Descrição do projeto: 

A coleta seletiva é um agente de transformação social, cultural e ambiental do local onde ela está inserida. Diante disso, este projeto tem o objetivo de possibilitar a continuidade da qualidade dos serviços prestados, além da ampliação da malha atendida pela coleta seletiva realizada pela AMARI, através da aquisição de um veículo utilitário tipo pick-up e 25 PEV’s.

Metas:

Ampliar a malha de atendimentos para mais cinco comunidades rurais, atendendo cerca de 50 famílias de agricultores familiares;
Instalar PEV’s em mais 10 bairros da área urbana, atingindo aproximadamente 250 famílias;
Realizar ao menos uma ação de educação ambiental nas novas áreas que receberão os PEV’s;
Aumentar a periodicidade da coleta, permitindo que os PEV’s abriguem materiais dentro de suas capacidades técnicas, melhorando a qualidade do material coletados;
Melhorar a qualidade e a quantidade dos materiais coletados com a oferta de novos PEV’s.
Aumentar em 15% a quantidade de materiais reciclados coletados.
 

Resultados esperados: 

Espera-se que, com o aumento dos PEV’s e, consequentemente, aumento da malha de atendimento da AMARI, aumente consideravelmente a qualidade e quantidade do material a ser recolhido. Isso implica em menor quantidade de material reciclado descartado erroneamente, diminuição da pressão dos serviços limpeza urbana, menor custo de investimento da gestão municipal, melhoria de indicadores ambientais do município.
Para além de benefícios relacionados intrinsicamente com o material em si, espera-se melhoria do ambiente de trabalho dos catadores associados, que hoje vivem numa rotina exaustiva visando o cumprimento de seus compromissos. Com a ampliação dos serviços e, consequentemente, aumento da oferta de materiais, espera-se que melhore as condições de vida dos catadores associados, propiciando rendimento financeiro condizente com a importante função que exercem. Por fim, espera-se que a AMARI possa continuar sendo uma referência na coleta de materiais reciclados, ampliando também seu quadro de associados visando o fortalecimento da entidade.
 

Beneficiários: 

Tendo em vista que os serviços ambientais possuem abrangências incalculáveis, ambientalmente, os serviços da AMARI abrangem todo município. No entanto, em números palpáveis, cerca de 2.500 pessoas são atendidas diretamente com a coleta seletiva. Com a execução deste projeto, espera-se chegar a 3.500 moradores, divididos nas áreas rurais e urbana, de diversos níveis de escolaridades, renda, etc.
Além disso, o impacto direto do projeto é na manutenção e ampliação dos catadores associados, hoje representados por oitos associados, correspondendo 28 quando observado o núcleo familiar.